Em 2001 (quando talvez você ainda nem tinha nascido), foi lançado um filme revolucionário: A.I – Inteligência Artificial, do diretor Steven Spielberg. Era o começo dos anos 2000 e muito se pensava sobre o futuro das tecnologias. A possibilidade de ter a Inteligência Artificial, de fato, em nossas rotinas, ainda parecia algo muito distante.
Pouco mais de 20 anos depois, a realidade é completamente diferente: ela já está presente em muitos pontos da nossa vida e, muitas vezes, nem percebemos como ela atua.
Você sabia disso?Vamos explicar como ela funciona, as tendências atuais sobre o assunto e muito mais para ficar por dentro deste assunto tão importante!
A Inteligência Artificial é hoje um termo guarda-chuva (ou seja, que abriga muitos conceitos diferentes debaixo dele) para definir as tecnologias que, em alguma medida, possuem um mecanismo de ação semelhante à forma como nós raciocinamos, pensamos em soluções de problemas, geramos insights, entre outras possibilidades.
Ou seja, são sistemas que, em alguma medida, mimetizam a nossa inteligência para realizar tarefas, chegar a conclusões, encontrar soluções, proporcionar novas ideias, entre outras possibilidades. E hoje é possível, até mesmo, que os sistemas se auto aprimorem, tornando-se ainda mais eficazes.
A Inteligência Artificial hoje já está amplamente difundida em nossas rotinas, em aplicações que nem imaginamos se tratar, muitas vezes, desta tecnologia. Vamos conhecer algumas delas agora!
Sabe quando você entra em contato, por exemplo, com uma instituição financeira ou com um SAC e interage com um sistema automatizado – os famosos chatbots? Pois é, eles são baseados em inteligência artificial!
As respostas são cadastradas previamente na solução. Mas a ferramenta consegue reconhecer o que o usuário está perguntando e oferecer a resposta de acordo com o que ela deseja, permitindo uma comunicação razoavelmente eficiente.
As recomendações de conteúdo do seu feed de redes sociais, de vídeos no YouTube, ou músicas nas playlists do Spotify, parecem muito certeiras, não é?! Tudo isso é feito por meio de Inteligência Artificial.
A partir das suas interações, o algoritmo consegue predizer quais são os seus principais gostos e interesses, indicando o que poderia ser do seu interesse a seguir. Por exemplo, se você ouviu três bandas de rock parecidas, talvez possa gostar de ouvir uma quarta banda com som semelhante.
Os equipamentos de assistente pessoal são também embasados em Inteligência Artificial. Por exemplo, quando você pede para que ele pesquise sobre determinado tema. O reconhecimento de voz de que aquele termo diz respeito a um conjunto de palavras e realizar a pesquisa na internet, é baseado em ferramentas que cabem neste guarda-chuva.
Saiba mais: Confira o conceito da Inteligência Artificial sob a ótica filosófica.
Além das aplicações que vemos já da Inteligência Artificial e que faz parte da nossa rotina, temos ainda muitas novidades que vão chegar em breve e que estão sendo desenvolvidas atualmente pelos profissionais que atuam hoje nesse setor.
Vamos conhecer mais sobre os destaques atuais e que ganharão atenção nos próximos meses e anos sobre o assunto.
O buzz que o ChatGPT está causando é uma mostra de como podemos estar nos encaminhando para uma nova era no uso da Inteligência Artificial no dia a dia. Se você ainda não ouviu falar sobre ele, é uma ferramenta de IA gerativa, ou seja, ele consegue criar textos a partir de solicitações e perguntas, a partir dos dados utilizados para o treinamento dele.
Ele tem apresentado muitas funções interessantes, como responder perguntas, criar textos, elaborar conteúdos criativos, formatar conteúdos segundo regras da ABNT, corrigir textos no que diz respeito às questões sobre gramática e ortografia, entre outras possibilidades.
É o começo: em breve outras possibilidades de Inteligência Artificial gerativa estarão disponíveis no mercado. E quem entrar na área de tecnologia fará parte desse momento de criação de novas possibilidades e inovação, sendo uma das profissões do futuro.
Imagine poder andar em um carro sem a necessidade de dirigi-lo? Com o uso de Inteligência Artificial isso é possível. Por meio da análise de mapas, posicionamento via GPS e informações de tráfego, os carros poderiam se locomover sem a necessidade de um condutor ativo.
E com a chegada da 5G, que permitirá mais áreas de conexões móveis, isso estará mais próximo de se tornar presente em nossa rotina, já que teremos menos áreas sem internet. Podemos esperar que essa novidade comece a ganhar maior forma nos próximos anos.
Imagine ter a possibilidade de que seu lixo seja conduzido diretamente para um aterro sanitário, sem precisar de coleta. Ou que a iluminação das cidades seja feita de forma automatizada, permitindo garantir maior segurança. Ou ter semáforos que funcionem de forma inteligente?
Esse é o conceito de “cidades inteligentes” e que utiliza ferramentas de Inteligência Artificial para ajudar em uma gestão mais eficiente das cidades.
Diante desses avanços, temos um espaço enorme de vagas na área tech. E se você está escolhendo o seu curso para o vestibular, já pensou em considerar a possibilidade de investir nessa formação? Confira a seguir algumas das principais que você poderá atuar nesse mercado.
Você é apaixonado por tecnologia e quer ter a oportunidade de trabalhar com isso? Uma ótima oportunidade é investir em um bom curso de ensino superior na área. E o Stoodi está aqui para apoiar o seu sonho!
Com o StoodiTech você terá um cursinho para o Enem e vestibulares focado para realizar esse sonho, que ajudará a ter maior sucesso nas disciplinas que possuem maior peso para entrar nesses cursos. Tenha um plano de estudos exclusivo para sua rotina, com relatório de desempenhos, mais de 6 mil vídeo aulas e 33 mil exercícios! Ainda tem mais ferramentas de suporte aos estudos juntos em uma plataforma incrível com vários benefícios!
Se você tem afinidade pela área de tecnologia e interesse em fazer parte do desenvolvimento do mundo tecnológico, aproveite e invista já na preparação para começar nessa carreira com o Stoodi.
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…