Hoje comemora-se o Dia da Amazônia. Fique por dentro das principais informações e prepare-se para o vestibular
Foto: reprodução/divulgação
Hoje, dia 5 de setembro, é Dia da Amazônia. Isso quer dizer que precisamos parar um tempinho, pesquisar e refletir sobre o nosso maior bioma brasileiro. Hoje é dia de chamar a atenção para algumas questões; é dia de informar, conscientizar e alertar sobre os problemas vividos no local.
Como todos sabem, o ENEM adora abordar problemas sociais e ambientais nacionais. Portanto, vale a pena a gente entender o que se passa principalmente na região norte, onde está a maior porção da nossa Floresta Amazônica.
A Amazônia corresponde a mais de 40% do Brasil – quase metade do país. Conhecido como o pulmão do mundo, o bioma está localizado em diversos estados brasileiros.
Porém, vale destacar que a Amazônia não se limita ao território brasileiro. Ela está presente em países como a Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.
– Nossa, mas Amazônia não é um estado brasileiro?
Não!
Muita atenção, galera: a Amazônia é um bioma que está presente em diversos estados brasileiros. O Amazonas é um desses estados que conta com o ecossistema, assim como Roraima, Rondônia, Acre, Pará, entre outros.
Amazônia não é a mesma coisa que Amazonas.
Foto: reprodução/divulgação
– Ah, entendi. E quais são os problemas vividos nessa região?
Ótima pergunta.
Como muitos podem imaginar, está acontecendo o desmatamento da Amazônia.
Existem várias práticas que contribuem para isso, como o corte ilegal de árvores usado no comércio ilegal de madeira e as queimadas ilegais para abrir pastos para o gado ou áreas agrícolas, por exemplo. Algumas atividades econômicas também acabam contribuindo para a diminuição de áreas, como a criação de hidrelétricas e práticas ligadas à mineração.
Só que os responsáveis por esses atos não se deram conta da importância que a Amazônia tem – não só para o Brasil, mas para o mundo. Muitos pesquisadores acreditam que essa região é responsável pelo equilíbrio do clima do planeta.
Ou seja, pode chover no sul do Brasil em função da formação de massas de ar quentes e úmidas da floresta, por exemplo. Você sabia disso? Pois é.
Esse desmatamento acontece há muitos anos porque a fiscalização é extremamente difícil de ser feita, visto o tamanho do bioma. Ele pode provocar a extinção de espécies vegetais e animais, além de causar problemas irreparáveis ao ecossistema.
Por isso que são muito importantes os programas de controle e prevenção do desmatamento do Ministério do Meio Ambiente. Atualmente os relatórios apontam a diminuição da prática nas áreas da floresta.
Para se ter uma ideia, acredita-se que a Amazônia possui cerca de 10% das espécies de animais existentes no planeta. Ela conta com a maior bacia hidrográfica do mundo e com um clima equatorial – temperatura elevadas em todas as estações do ano, com chuvas frequentes. Sua diversidade é enorme e estratégica.
Aproveite o dia da Amazônia para conhecer mais a fundo os aspectos físicos, naturais e socioeconômicos assistindo às aulas de geografia e biologia.
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…