Os animais na natureza são separados por classificações conforme algumas de suas características biológicas — tipo de reprodução, habitat, estrutura física, respiração etc.
Entre as várias classificações existentes, destacaremos neste post os aracnídeos e explicamos qual é a sua anatomia, citamos alguns exemplos e outras características específicas. Integrando o filo dos artrópodes, esses animais são largamente encontrados em ambientes terrestres quentes e úmidos, que são essenciais para a manutenção de suas condições biológicas ideais.
Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
São uma subclasse do filo artrópode, que é o maior filo do reino animal, com cerca de 80% dos seres vivos. Esse grupo é representado por animais como aranhas, ácaros, escorpiões e entre outras mais de 60 mil espécies.
Todos os aracnídeos são caracterizados por serem invertebrados e terem exoesqueleto rígido, além da presença de apêndices articulados.
Em relação à anatomia dos aracnídeos, podemos destacar:
Entre as características dos aracnídeos que os estudantes precisam saber estão: a forma de alimentação, o veneno, o sistema excretor, o sistema reprodutor e o sistema respiratório.
Em sua grande maioria carnívoros, os aracnídeos realizam a digestão extracorpórea, ou seja, já ingerem os alimentos parcialmente digeridos por enzimas fora do corpo.
Grande parte dos aracnídeos não tem veneno, mas há espécies de aranhas e escorpiões que são peçonhentos, representando perigo fatal para crianças, inclusive.
Compostos por animais de sexos definidos (machos e fêmeas), esses seres realizam a fecundação interna, com a presença de espermatozoides.
Nos aracnídeos, o processo de respiração é realizado por filotraqueias, ou pulmões foliáceos. Além de contar com as filotraqueias, as aranhas apresentam traqueias, iguais as que são desenvolvidas em insetos.
Em relação à classificação, os aracnídeos são separados em:
São vários os animais que são classificados como aracnídeos. Veja os principais abaixo:
Um ponto que merece ser destacado e que causa muita confusão entre os estudantes é em relação aos insetos, já que eles não são classificados como aracnídeos.
Confira abaixo exemplos de questões de vestibular que cobram do estudante conceitos sobre os aracnídeos.
1) UFPE – Os ácaros domésticos são animais microscópicos, normalmente parasitas da epiderme humana. Vivem no pó acumulado em tapetes, carpetes, cortinas e roupas de cama onde, normalmente, se alimentam de descamações epidérmicas humanas e de outros animais domésticos, sendo capazes de provocar alergia. Alguns deles podem mesmo provocar lesões na pele humana como a sarna e o cravo de pele.
A respeito desses animais, é correto afirmar, EXCETO:
a) São insetos microscópicos.
b) Apresentam exoesqueleto quitinoso.
c) São heterótrofos e realizam respiração celular.
d) Possuem quatro pares de patas e não apresentam antenas.
2) Enem/2013 – As fêmeas de algumas espécies de aranhas, escorpiões e de outros invertebrados predam os machos após a cópula e inseminação. Como exemplo, fêmeas canibais do inseto conhecido como louva-a-deus, Tenodera aridofolia, possuem até 63% da sua dieta composta por machos parceiros. Para as fêmeas, o canibalismo sexual pode assegurar a obtenção de nutrientes importantes na reprodução. Com esse incremento na dieta, elas geralmente produzem maior quantidade de ovos.
Apesar de ser um comportamento aparentemente desvantajoso para os machos, o canibalismo sexual evoluiu nesses táxons animais porque:
A) promove a maior ocupação de diferentes nichos ecológicos pela espécie.
B) favorece o sucesso reprodutivo individual de ambos os parentais.
C) impossibilita a transmissão de genes do macho para a prole.
D) impede a sobrevivência e reprodução futura do macho.
E) reduz a variabilidade genética da população.
3) UFV/2000 – Os carrapatos são insetos geralmente pequenos, com cabeça, tórax e abdome fundidos. Na maioria das espécies desses artrópodes, a eclosão do ovo origina uma larva que se transforma em ninfa e, posteriormente, em adulto com quatro pares de patas. Quando adultos, são ectoparasitas e alimentam-se de sangue. Este texto sobre o carrapato apresenta ERRO ao:
a) Descrever seu hábito alimentar.
b) Referir-se aos seus estádios de desenvolvimento.
c) Referir-se à sua classe taxonômica.
d) Descrever a sua divisão do corpo.
e) Referir-se ao número de patas do adulto.
Percebemos que aprender sobre os aracnídeos é extremamente importante para quem for fazer o Enem, principalmente os que desejam ir bem na prova de Ciências da Natureza.
Cabe relembrar ao estudante que a fixação dessa matéria só é alcançada com a realização de muitos exercícios, ou seja, ler mais conteúdos e resolver questões sobre esse tema é fundamental para melhorar o aprendizado.
O conteúdo sobre aracnídeos foi interessante para você? Então conheça o nosso plano de estudos e fique por dentro de outras matérias que podem cair na prova do Enem!
Exercício 1: alternativa correta letra “a”. Como apresentado e descrito no texto acima, os ácaros fazem parte dos aracnídeos, ou seja, não são insetos, consequentemente, não são insetos microscópicos.
Exercício 2: alternativa correta letra “b”. O tempo que a fêmea utiliza para se alimentar do macho pode ser utilizado por ele para soltar mais material genético (espermatozoide) elevando ainda mais as chances de ter uma fecundação com sucesso.
Exercício 3: alternativa correta letra “c”. Como já destacado, os carrapatos e as aranhas não são insetos, sendo assim classificados como seres aracnídeos.
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma das instituições de ensino superior mais…
No Brasil colonial, um dos capítulos mais inspiradores de resistência à opressão foi liderado por…
Os combustíveis fósseis desempenham um papel central na história da humanidade, sendo responsáveis pela maior…