Poucas expressões sobre o meio ambiente são tão faladas hoje em dia quanto desenvolvimento sustentável. De discursos políticos a práticas de ONGs, o ideal de sustentabilidade rege a busca por qualidade de vida, a exploração de recursos e o crescimento econômico de muitos países atualmente.
Apesar de ser um conceito relativamente novo, o termo é utilizado já há algum tempo, principalmente quando se refere aos países subdesenvolvidos. Isso sem contar sua importância para vestibulares e concursos, como o Enem, que traz em suas provas assuntos atuais e influentes na vida das pessoas.
Quer saber qual é a importância do desenvolvimento sustentável? Acompanhe a leitura!
A expressão desenvolvimento sustentável é frequentemente utilizada para caracterizar um modelo econômico que consiga conciliar o avanço econômico à preservação dos recursos naturais. Para a ONU (Organização das Nações Unidas), o desenvolvimento sustentável é “aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.”
O conceito de desenvolvimento sustentável foi introduzido no discurso global no estudo da ONU, de 1987, denominado Nosso futuro comum, que traz várias recomendações para a sociedade, balizando-se em dois pontos essenciais:
Assim, é possível perceber que as práticas de desenvolvimento sustentável não estão presas apenas à conservação do meio ambiente, mas também à construção de sociedades sustentáveis, com equidade econômica, diversidade cultural e justiça social. Além, é claro, de estarem aliadas às práticas de preservação de recursos naturais.
Uma das bases do conceito de desenvolvimento sustentável é a íntima ligação entre a destruição ambiental e a pobreza. Assim, busca-se a promoção de melhorias na qualidade de vida da camada empobrecida da sociedade, evoluindo, ao mesmo tempo, políticas de saneamento, cuidados com a saúde e combate à fome.
De maneira correlata ao desenvolvimento sustentável, o conceito de sustentabilidade propõe que qualquer crescimento econômico aconteça não degradando o meio ambiente, mas preservando-o e incentivando sua conservação. Atualmente, aplicar a sustentabilidade em larga escala pode parecer utópico, pois seria necessário frear o crescimento econômico em várias frentes.
Entretanto, é fundamental que sejam encontrados meios de avanço tecnológico que permitam o crescimento econômico de países subdesenvolvidos, sem representar ameaças ao meio ambiente.
A Constituição Federal de 1988, que é válida até os dias de hoje e foi a base da redemocratização após o período de Ditadura Militar, prega o princípio de desenvolvimento sustentável em seu texto. Pela primeira vez no Brasil, foi dedicado todo um capítulo oficial ao Meio Ambiente.
Assim, o artigo 225 da Constituição prega que: “Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
Assim, a Constituição Federal diz que os aspectos sociais e a necessidade de conservação do meio ambiente estão em consonância com o conceito mundial de desenvolvimento sustentável. Ao menos na teoria, a legislação brasileira é uma das mais avançadas no campo ambiental.
Entretanto, ainda estamos longe de conseguir ser uma sociedade, de fato, sustentável. Um grande problema dos países em desenvolvimento é conseguir encontrar um equilíbrio entre o avanço econômico e a preservação ambiental, principalmente porque o modelo utilizado pelas nações hoje desenvolvidas sempre foi baseado na exploração exaustiva de recursos.
Assim, ao mesmo tempo em que se faz urgente preservar ao máximo o meio ambiente para as futuras gerações, os governos encontram, frequentemente, obstáculos para alinhar as expectativas de crescimento econômico e sustentabilidade.
Como o Brasil ainda é considerado um dos países de maior importância ambiental para o mundo, principalmente pela Amazônia, a necessidade de chegar ao equilíbrio ambiental que permita ao país crescer sustentavelmente é um dos maiores desafios do governo.
Em larga escala, podemos citar várias políticas públicas de desenvolvimento sustentável, que variam de local para local. Entretanto, algumas já são senso comum, podendo se traduzir em ações como:
Além dessas ações, várias outras podem ser tomadas. Entretanto, é fundamental que essas aconteçam tanto no âmbito governamental quanto na própria sociedade, por meio de atitudes individuais e localizadas. Assim, cada um pode contribuir para a construção de um mundo baseado no desenvolvimento sustentável.
A Assembleia Geral das Nações Unidas, em sua Resolução 70/1 no ano de 2015, instituiu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), buscando estabelecer ações e metas para o que se tornou, resumidamente, o documento conhecido como Agenda 2030. São 17 objetivos:
O conceito de desenvolvimento sustentável é uma prática que precisa ser aplicada globalmente. Independentemente das fronteiras, os efeitos nocivos da degradação do meio ambiente são sentidos por todos, o que faz com que uma consciência mundial surja em prol da preservação ambiental.
A melhor maneira de entender a importância do conceito de desenvolvimento sustentável é pensar nas gerações futuras. Se precisamos utilizar recursos naturais para sobreviver nos dias de hoje, é fundamental ter a consciência de que as gerações que virão depois de nós também precisarão utilizar os mesmos recursos para manter sua vida.
Ou seja, mais do que um discurso político ou ativista, o desenvolvimento sustentável é uma necessidade de primeira ordem, visando à preservação, em última instância, da própria espécie humana.
Aprendeu o que significa desenvolvimento sustentável? Então não deixe de conferir nossos exercícios sobre o tema e nossas videoaulas de Geografia e Atualidades!
O Natal é uma época mágica: luzes piscando, árvores decoradas, crianças esperançosas e o bom…
Quer entrar na UNB? Então saiba tudo sobre a Universidade de Brasília: cursos, formas de…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…