Evolução humana: como foi, teoria e etapas!

Se há algo que os vestibulandos sabem é que, quando se trata das Ciências Biológicas, é fundamental estudar, revisar e se aprofundar ao máximo nas teorias e hipóteses que permeiam essa área do conhecimento.

Afinal, elas funcionam não só como guias teóricos sobre a origem dos seres vivos e de tudo o que há no planeta, mas também como linhas de pesquisa acadêmica. Pensando nisso, preparamos um post para falar sobre um assunto recorrente tanto no vestibular tradicional quanto no Enem: a evolução humana.

Acompanhe o post e entenda mais sobre como ela ocorreu e por que é tão relevante, qual conceito é a base da evolução humana e o que ela valida do ponto de vista científico. Vamos lá?

O que é evolução humana?

A evolução humana é um conceito biológico que explora o desenvolvimento e as mudanças sofridas pelo homem ao longo da história da natureza. Isso porque ela define que não surgimos com as características que apresentamos hoje.

Na verdade, passamos por estágios evolutivos nos quais a genética aprimora nosso organismo para maiores chances de sobrevivência da espécie e adquirimos habilidades simples e complexas (do tipo físico, sensorial, motor, linguístico, mental etc.) que nos ajudam nesse objetivo.

Teoria da evolução humana

A evolução humana e dos demais seres vivos já era um conceito debatido ao longo dos séculos XVIII e XIX pelo campo da Biologia. Porém, mesmo com pesquisas e estudos relacionados ao tema, foi Charles Darwin o responsável por avançar com a estruturação de uma teoria evolucionista que mudou para sempre o conhecimento científico sobre as espécies.

Considerado um dos principais e mais renomados biólogos da História Moderna, Darwin dedicou anos de sua vida percorrendo diferentes regiões do hemisfério sul e catalogando os animais existentes nessas áreas e aqueles que, em algum momento pré-histórico, já habitaram ali.

A partir desse trabalho, o cientista identificou que os seres vivos menos aptos a sobreviverem em determinado local eram substituídos naturalmente por aqueles com maior capacidade de adaptação ao meio ambiente.

Os descendentes deles, por sua vez, passavam continuamente por um processo de evolução orgânica, física, motora e reprodutiva que os levava a terem melhores condições de crescer, se expandir e procriar sem ficarem tanto à mercê das ameaças da natureza.

O resultado disso foi o surgimento de espécies diversificadas entre si e com características mais proeminentes e aperfeiçoadas do que em outras, mas que ainda assim compartilham de muitas semelhanças genéticas.

Isso tudo acabou levando à hipótese da evolução da espécie humana, que consiste no princípio de que, há milhões de anos, alguns símios apresentaram mutações que deram origem aos ancestrais do Homo sapiens (como os Homos habilis, erectus e neanderthalensis) e formaram a espécie humana tal qual ela é hoje.

Basta ter em mente que, por também sermos animais, não fugimos à teoria estabelecida de Darwin.

Etapas da evolução humana

Há pouco, citamos algumas das variações humanas que precederam o Homo sapiens — categoria da qual todos nós fazemos parte. No entanto, eles não foram os únicos que já existiram na terra.

No decorrer da evolução humana, houve duas etapas evolutivas que proporcionaram avanços genéticos entre os primatas, gerando os hominoides e os hominídeos. Ambos carregavam inúmeras similaridades genéticas com o DNA dos símios.

Porém, o primeiro grupo manteve as características físicas, motoras, linguísticas e cognitivas mais próximas dos ancestrais. Ou seja, eram quadrúpedes, tinham uma estatura inferior a 150 centímetros, não tinham sistema de comunicação verbal, não contavam com coordenação motora e a compreensão de mundo era limitada às experiências vividas em bando e à filogênese — que são as reações inatas da espécie herdadas geneticamente.

Já o segundo grupo, o dos hominídeos, foi composto pela sequência de quatro homos mencionadas no tópico anterior (Homos habilis, erectus, neanderthalensis e sapiens), o que proporcionou o desenvolvimento de todos esses aspectos mencionados, tornando-os mais aptos a dominar e a vencer as barreiras naturais.

Exercícios sobre evolução humana

Agora que você já está sabendo os detalhes do tema e de como a teoria evolucionista e as etapas dela foram concebidas, é hora de passar para a próxima fase de estudos: a resolução de exercícios sobre evolução humana.

Para tanto, é uma boa ideia rever atividades e tarefas que envolvem essa matéria, pesquisar por simulados voltados especificamente para a Biologia ou a Ciências da Natureza e fazer uso de plataformas de ensino virtual preparatório para o vestibular.

Abaixo, você encontra três questões que envolvem o tema e foram cobradas, respectivamente, nos vestibulares da CEFET-MG 2013 e do UEPA 2014 e na edição de 2016 do Enem. Todas elas podem ser encontradas na nossa plataforma. Veja como você se sai respondendo-as!

Formas alternativas de se estudar evolução humana

Não há dúvidas de que os livros são uma excelente fonte de conhecimento, especialmente quando a leitura deles é diária e feita com comprometimento e organização. Contudo, isso não significa que você deve encará-los como sua única alternativa de aprendizado, viu?

Sempre é válido diversificar as formas como você estuda e assimila determinado assunto, pois isso ajuda a expandir seu repertório de informações, a ter mais referências históricas e científicas e a conhecer diferentes visões sobre tópicos mais controversos.

Para completar, ao entrar em contato com diferentes opções de estudo, aqui vão algumas dicas de conteúdo audiovisual:

  • canais no YouTube;
  • podcasts;
  • filmes;
  • documentários etc.

E já que falamos sobre seu aprendizado, não deixe de montar um bom plano de estudos para organizar sua rotina e garantir que todas as matérias sejam vistas e revisada a tempo para o vestibular!

Stoodi

Postagens recentes

Tudo que você precisa saber sobre a UnB

A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…

% dias atrás

O que é calor específico em física?

O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…

% dias atrás

Vestibular UEL 2025: o guia completo

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…

% dias atrás

Tudo que você precisa saber sobre a Unifesp

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…

% dias atrás

Números Irracionais: os mistérios que transformaram a matemática

Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…

% dias atrás

Você sabe o que significa Estado de Bem-Estar Social?

O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…

% dias atrás