Você sabia que a Biologia é uma disciplina cobrada em vestibulares para os mais diversos cursos universitários? Essa matérias é muito abrangente e está presente nas atividades de diversos profissionais. Além disso, o estudo das Ciências da Natureza também é relevante pelo fato de que esses conhecimentos sempre são cobrados na prova do Enem.
Veja também nossa videoaula sobre o Reino Plantae e fique por dentro do conteúdo completo!
Neste post, fizemos um resumo sobre o Reino Plantae, um conteúdo que é muito relevante e frequentemente figura nas provas de vestibulares. Por isso, siga a leitura e informe-se sobre esse assunto. Assim, você garantirá boas notas nas provas que realizar!
Também chamado de Reino Vegetal, o Reino Plantae nada mais é do que a classificação a que pertencem as plantas. Os seres do Reino Plantae são considerados, na teoria evolutiva, os primeiros colonizadores de nosso planeta.
Os vegetais que fazem parte do Reino Plantae são organismos eucariontes, multicelulares, autotróficos e fotossintetizantes. Isso quer dizer que eles apresentam mudanças no ciclo de vida conforme passam as gerações e que têm autossuficiência alimentar.
A chamada fotossíntese é o processo pelo qual os vegetais realizam a sua sobrevivência. Nesse método, os seres vivos clorofilados utilizam água e dióxido de carbono para obter glicose por meio da energia da luz.
A glicose produzida funciona como alimento para as plantas e garante a sua sobrevivência. Porém, como você pode perceber, a fotossíntese só ocorre quando há a presença de água. É por esse motivo que se faz necessário regar as plantas que são cultivadas dentro de casas ou apartamentos, pois elas não recebem a água da chuva.
O Reino Plantae tem características bem peculiares. As especificações, por exemplo, são feitas em relação a diferentes fatores, formando diferentes grupos de plantas.
Uma das maneiras de classificar os vegetais é quanto à presença ou ausência de flores. Nesse caso, as plantas que têm flores são chamadas de fanerógamas, enquanto as que não têm recebem o nome de criptógamas.
As plantas também podem ser classificadas quanto à presença ou à ausência de vasos condutores. Assim, as plantas avasculares são aquelas que não têm vasos da seiva.
Os filos de plantas avasculares ainda podem receber as seguintes nomenclaturas:
Já as plantas vasculares, que também podem receber o nome de traqueófitas, são as que têm vasos condutores de seiva em sua estrutura. Nessa especificação, há ainda os vegetais que têm sementes e os que não têm.
Os filos de plantas vasculares que não têm sementes são os seguintes:
Os filos de plantas vasculares com sementes recebem o nome de angiospermas e gimnospermas. Falaremos mais detalhadamente sobre cada um deles logo abaixo.
As classificações do Reino Plantae levam em consideração uma série de fatores, permitindo a formação de agrupamentos. A seguir, veja as características de cada um desses grupos.
As briófitas, popularmente conhecidas como musgos, são plantas com poucos centímetros de altura e que geralmente se adaptam e vivem melhor em locais úmidos e com sombra.
O corpo das briófitas é formado por três estruturas:
Como as briófitas não têm vasos condutores, a água é absorvida e transportada de célula para célula, permitindo assim a realização da fotossíntese.
As pteridófitas, assim como as briófitas, são plantas criptógamas, ou seja, que não têm sementes. Entre os exemplos mais comuns desse tipo de vegetal estão as samambaias, os xaxins e as avencas.
Esse tipo de planta tem um sistema de vasos de condutores de nutrientes, que servem para que a água absorvida do ambiente seja distribuída para as demais áreas do corpo. Assim, se realiza a fotossíntese.
O corpo das plantas pteridófitas é formado por raiz, caule e folha. O caule, porém, na maioria dos casos, é subterrâneo e tem um desenvolvimento horizontal.
As gimnospermas são plantas que vivem em ambientes terrestres, de preferência de clima temperado ou frio. Os pinheiros, as sequoias e os ciprestes são exemplos desse tipo de vegetal.
O corpo dessas plantas é formado por raízes, caule e folhas. Elas ainda têm ramos reprodutivos com folhas diferenciadas, que recebem o nome de estróbilos.
Em alguns tipos dessa classificação de plantas, os estróbilos são muito desenvolvidos e recebem o nome de cones.
Do total de 350 mil espécies de plantas conhecidas, mais de 250 mil são angiospermas. Trata-se da forma mais comum de árvores frutíferas, por exemplo.
O corpo das angiospermas é formado por raízes, caule, folhas, flores, sementes e frutos. Assim, os frutos protegem as sementes e garantem a reprodução da espécie.
Vamos colocar em prática o conhecimento adquirido? Então responda a essas questões de provas de vestibular!
1. Observe atentamente o nome das plantas abaixo e marque a alternativa que indica corretamente um representante das pteridófitas.
a) Musgos.
b) Pinheiros.
c) Milho.
d) Avenca.
Resposta: Alternativa “d”.
2. Sabemos que os vegetais podem ser classificados em alguns grupos básicos, que se distinguem pela ausência e presença de algumas características, tais como flores e vasos condutores. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o único grupo que não possui vasos condutores de seiva.
a) Briófitas.
b) Pteridófitas.
c) Gimnospermas.
d) Angiospermas.
Resposta: Alternativa “a”.
3. Raízes, caules, flores, folhas, sementes e frutos estão presentes apenas nas:
a) Gimnospermas;
b) Coníferas;
c) Briófitas;
d) Angiospermas.
Resposta: Alternativa “d”.
E então, conseguiu compreender o Reino Plantae? Agora você já está preparado para responder a esse tipo de questão em provas de vestibulares. Temos a certeza de que você se sairá muito bem.
Continue estudando sobre Biologia! Temos muitas videoaulas com todos os conteúdos dessa disciplina que são cobrados no Enem e nos vestibulares das principais universidades públicas e privadas. Cadastre-se no Stoodi agora mesmo!
Descubra tudo sobre pseudofrutos e se prepare para o ENEM
A Unesp — Universidade Estadual Paulista é uma das faculdades mais renomadas no Brasil. Quer…
A Unesp é uma universidade renomada, preparada para os desafios do mercado de trabalho e…
Entre as grandes universidades públicas do país, explore tudo que você precisa saber sobre a…
A UFPI (Universidade Federal do Piauí) é uma das instituições de ensino superior públicas e…
O garimpo ilegal é a extração de minerais sem as licenças governamentais e ambientais necessárias…