A Biologia é uma das matérias mais importantes para o vestibular. Em muitos casos, ela é inclusive cobrada na segunda fase da seleção como uma matéria específica para alguns cursos (como é o caso da Fuvest). Por isso, dominá-la é fundamental para que você conquiste a sua tão sonhada vaga.
Entre tantos assuntos da disciplina, um ramo se destaca em incidência no vestibular: a Genética. Tanto a 1ª quanto a 2ª Lei de Mendel são assuntos constantemente cobrados e que costumam dar um verdadeiro nó na cabeça dos estudantes.
Felizmente, esse tipo de assunto é bastante simples! Para compreendê-lo, basta prestar bastante atenção e atentar aos conceitos. Além disso, fazer muitos exercícios é algo fundamental para treinar.
A seguir, conversaremos mais sobre a 2ª Lei de Gregor Mendel!
A 2ª Lei de Mendel, também conhecida como a Lei da Segregação Independente ou Diibridismo, é um conceito que complementa tudo aquilo que foi visto durante o estudo da 1ª Lei de Mendel. Aqui, as características são determinadas a partir de alelos situados em diferentes pares de cromossomos homólogos.
Assim, na formação dos gametas, os alelos se distribuem de forma independente, o que faz com que ocorra a herança simultânea de dois ou mais genes como eventos independentes. Mais à frente discutiremos melhor esse conceito!
Agora, antes de darmos continuidade ao nosso assunto, que tal relembrarmos rapidamente a 1ª Lei de Mendel e diferenciá-la do tema de nossa conversa de hoje? Vamos lá!
Essa Lei também era denominada como ‘’Lei da Pureza dos Gametas’’. Seu principal conceito estava na determinação de uma característica a partir de dois alelos que se separaram na formação dos gametas. Isso a diferencia da 2ª Lei, na qual ocorre a herança simultânea de genes e, portanto, de características combinadas.
Tudo ainda está um tanto quanto abstrato? Não se preocupe! Compreender tais conceitos é algo que demanda, realmente, explicações mais objetivas do assunto. Então, sem mais delongas, vamos entender a 2ª Lei de uma vez por todas!
Nos estudos da 1ª Lei, o exemplo mais comumente utilizado para ilustrar as situações é o do cruzamento de ervilhas. Assim, nesse caso, uma característica é determinada por apenas um alelo. Por exemplo, ervilhas verdes são dominantes em relação às amarelas (A e a), e todas as plantas com o genótipo A serão da coloração verde.
No caso da 2ª Lei, a coisa muda um pouco de figura. Aqui, pegaremos como exemplo ervilhas amarelas com casca lisa e verdes com casca rugosa. Plantas verdes e rugosas serão dominantes (AB), enquanto as restantes apresentarão traços recessivos (ab).
Nesse caso, o cruzamento é feito com os genes separados. Por isso, no exemplo acima, cruzaremos primeiramente os indivíduos em relação à sua cor e depois, à textura de suas cascas. Depois, fazemos a operação para somar as possibilidades sem excluí-las.
A partir das explicações acima, já conseguimos compreender um pouco melhor todo o conceito da 2ª Lei, certo? No entanto, ainda assim, precisamos entender quais foram, afinais, as conclusões de Mendel com os seus experimentos mais aprofundados.
Esses experimentos foram fundamentados após a 1ª Lei, em um momento em que Mendel se perguntava sobre a herança de características diferentes e se questionava se elas seriam ou não adquiridas simultaneamente. Embora os seus conhecimentos, à época, fossem limitados, ele conseguiu, com o cruzamento das ervilhas, obter as respostas necessárias.
Para tal, o que ele fez foi justamente estudar as características separadamente. Assim, conseguiu perceber que as características são herdadas de forma independente.
Logo, em resumo, a 2ª Lei de Mendel nos diz que os fatores que controlam as heranças fenotípicas de um determinado ser são herdados de forma segregada, ou seja, independente. Assim, uma característica não depende, nesse caso, de outra para existir.
Criar um mapa mental para essa matéria é muito fácil! Basta não esquecer de anotar algumas informações importantes em seu resumo, como:
Agora chegou o momento de testarmos os nossos conhecimentos sobre esse assunto! Lembre-se de que a 2ª Lei de Mendel costuma ser muito cobrada em todos os vestibulares, inclusive no Enem. Confira, então, alguns exercícios e veja como o tema cai nas provas:
(Fuvest) Em cães labradores, dois genes, cada um com dois alelos (B/b e E/e), condicionam as três pelagens típicas da raça: preta, marrom e dourada. A pelagem dourada é condicionada pela presença do alelo recessivo e em homozigose no genótipo. Os cães portadores de pelo menos um alelo dominante E serão pretos, se tiverem pelo menos um alelo dominante B; ou marrons, se forem homozigóticos bb. O cruzamento de um macho dourado com uma fêmea marrom produziu descendentes pretos, marrons e dourados. O genótipo do macho é
a) Ee BB
b) Ee Bb
c) ee bb
d) ee BB
e) ee Bb
Resposta: E
(Enem) A mosca Drosophila, conhecida como mosca-das-frutas, é bastante estudada no meio acadêmico pelos geneticistas. Dois caracteres estão entre os mais estudados: tamanho da asa e cor do corpo, cada um condicionado por gene autossômico. Em se tratando do tamanho da asa, a característica asa vestigial é recessiva e a característica asa longa, dominante. Em relação à cor do indivíduo, a coloração cinza é recessiva e a cor preta, dominante.
Em um experimento, foi realizado um cruzamento entre indivíduos heterozigotos para os dois caracteres, do qual foram geradas 288 moscas. Dessas, qual é a quantidade esperada de moscas que apresentam o mesmo fenótipo dos indivíduos parentais?
a) 288
b) 162
c) 108
d) 72
e) 54
Resposta: B
E aí, curtiu saber um pouco mais sobre a 2ª Lei de Mendel? Agora, basta aprofundar seus estudos e dar continuidade ao aprendizado dessa matéria fundamental para os vestibulares! Para ajudá-lo, preparamos um Plano de Estudos completíssimo que fará com que você dê um passo à frente em busca da sua vaga. Dê uma olhadinha e aproveite as vantagens!
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