Veja as dicas que o Stoodi preparou para você descobrir como fazer intercâmbio!
Estudar em outro país, com certeza, é uma experiência transformadora. Afinal, o estudante tem oportunidade de conhecer um novo idioma, aprender sobre outra cultura, fazer novas amizades e observar a vida com outros olhos. Se esse é o seu desejo, você precisa entender como fazer intercâmbio e o que é necessário para realizar esse sonho.
São diversos fatores que o jovem deve levar em consideração para fazer um planejamento adequado e tomar as melhores decisões antes de iniciar seu programa de intercâmbio e, assim, garantir que seja um projeto de sucesso e com muito aprendizado.
Para ajudá-lo a compreender melhor o que é intercâmbio e como funciona, preparamos este post. Aqui você poderá esclarecer suas dúvidas para embarcar nessa jornada. Boa leitura!
Originalmente, os programas de intercâmbio tinham o intuito de promover a troca entre os estudantes. Dessa forma, por exemplo, um brasileiro ia para a casa de um canadense e ele, por sua vez, vinha para a casa do brasileiro. Assim, adquiriam conhecimentos através da experiência em um outro país.
Com o passar do tempo e o avanço da globalização, a forma como funciona um intercâmbio mudou um pouco. Hoje em dia não há, necessariamente, a troca de estudantes, mas simplesmente o ato de passar uma temporada no exterior, estudando, trabalhando ou apenas vivenciando a nova cultura.
Essas viagens, geralmente, duram de seis meses a um ano e são intermediadas por agências de intercâmbio ou instituições de ensino. Durante esse tempo, o estudante pratica um novo idioma e adquire conhecimentos que o tornam um profissional bem mais valorizado.
Há vários tipos de intercâmbio, e cada um deles tem objetivos específicos, cabendo ao interessado analisar qual é a melhor opção para seu perfil. As possibilidades são divididas basicamente em quatro categorias, como especificado a seguir:
Se você já se decidiu e quer realmente entrar nessa empreitada, é o momento de saber como planejar o intercâmbio. Essa é uma etapa de extrema importância, pois é a chave do sucesso para a sua viagem. Por isso, preparamos um passo a passo para você seguir e atingir suas metas.
Para escolher o melhor local para a viagem de intercâmbio, é preciso levar em conta os objetivos que se tem e o melhor destino para alcançá-los. Quase todos os países estão abertos a receber intercambistas, mas é preciso fazer uma boa análise para se decidir.
Se o foco é o intercâmbio acadêmico, é necessário procurar um lugar que ofereça possibilidades na área; já se o intuito é aprender um idioma, é preciso verificar as possibilidades nos países onde o idioma é falado. Também é importante analisar as características do local, como clima, cultura e estilo de vida, além de se informar sobre o que é oferecido durante a estadia.
Algumas universidades públicas e privadas possuem convênio com instituições no exterior e, dessa forma, facilitam a troca de estudantes para passar um período em outro país, aprofundando-se na área em que estudam e garantindo uma grande experiência.
Então, uma boa alternativa para decidir o melhor destino e o tipo de intercâmbio para você é verificar com sua universidade se ela oferece um programa e como conseguir intercâmbio com sua intermediação. Informe-se com relação ao tempo de duração do intercâmbio, objetivos, valores e como participar.
Para não enfrentar dificuldades com dinheiro no exterior, é imprescindível ter um bom planejamento financeiro, considerando os gastos com a viagem, a mensalidade do curso, o custo de vida e demais despesas necessárias. Você deverá fazer uma estimativa dos gastos e definir o quanto precisará para passar a temporada fora do Brasil.
As pesquisas são fundamentais nessa etapa, tanto avaliando os custos no país de destino quanto procurando as melhores opções de agências com relação ao custo-benefício. Você poderá, inclusive, se candidatar para algum programa de incentivo e receber uma bolsa para custeio de transporte, hospedagem e alimentação.
Os documentos a serem providenciados dependerão do país que você escolheu para fazer intercâmbio. Para alguns destinos, por exemplo, há a necessidade de visto, já para outros, não. Por isso, lembre-se de verificar com sua agência ou com a embaixada do destino quais são as exigências e prepare a documentação.
Alguns dos principais documentos para intercâmbio são:
Qualquer programa de intercâmbio envolve gastos. Até mesmo se você conseguir uma bolsa e tiver como fazer intercâmbio gratuito, terá as despesas para se manter no local. Então, é preciso mudar os hábitos de consumo e começar a economizar desde o início do planejamento.
Tendo uma estimativa de quanto é necessário providenciar para investir nesse sonho, você poderá adotar medidas que ajudarão a juntar dinheiro, como:
Agora que você já pôde entender como fazer intercâmbio e quais as melhores opções para o seu perfil, aprimore seus estudos com o Stoodi e garanta seu progresso na universidade. Faça o cadastro gratuito em nosso site e aproveite!
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…