O curso superior é um dos períodos mais importantes para a formação de um profissional. Isso porque é a partir dele que o estudante conhece a área escolhida para seguir uma carreira e se aprofunda ainda mais em conhecimentos específicos do setor. Mas, para colocar na prática tudo o que aprendeu na sala de aula, o estudante precisa passar por uma etapa fundamental: o estágio.
Ponta pé inicial para ingressar no mercado de trabalho, o estágio profissional, além de contribuir para o aperfeiçoamento técnico, também ajuda no amadurecimento profissional e dá um up no currículo e carreira do estudante.
Se você ingressou em uma graduação e já pensa em procurar uma oportunidade de exercer as atividades aprendidas na faculdade, continue por aqui. Vamos te contar tudo sobre a importância do estágio na sua vida acadêmica e profissional!
Para muitos pode parecer um trabalho como qualquer outro, mas o estágio é um período pedagógico da carreira profissional, ou seja, onde o estudante exerce as atividades aprendidas na universidade em uma empresa real e com a supervisão de um profissional experiente.
De acordo com a lei que regulamenta o estágio no país (Lei no 11.788), tal função não pode ser configurada como emprego, no entanto, estabelece uma série de normas que asseguram o direito do estagiário no que diz respeito a carga horária, responsabilidades, bolsa-auxílio etc.
A ideia é que o período de estágio supervisionado seja para a formação profissional do estudante e que ele tenha a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades.
Apesar de contar com a mesma finalidade, hoje existem quatro modelos de estágio. O mais convencional e buscado pelos estudantes é o estágio remunerado, onde as empresas selecionam e contratam possíveis futuros colaboradores efetivos e auxiliam o estudante com uma bolsa-auxílio.
Para quem quer prestar concurso público, pode fazer o estágio probatório, que é o período de acompanhamento pelo qual passa um servidor público recém aprovado assim que toma posse. Ainda, algumas universidades ou áreas de atuação contam com o estágio curricular supervisionado, onde o programa de estágio está inserido dentro da grade curricular e o aluno é obrigado a cumprir a carga horária estipulada para conquistar o diploma.
O último modelo é o estágio extracurricular, que funciona da mesma maneira que o estágio curricular supervisionado, com a diferença de que não é obrigatório, mas pode contar como crédito para a avaliação na universidade.
Independente do formato de estágio escolhido, para que o estudante garanta um tempo para os estudos, as atividades atribuídas ao programa de estágio acontecem em um período menor comparado a um trabalho formal. Geralmente, a carga horária determinada para a função fica entre 4 e 6 horas por dia, ou ainda atingir 40 horas semanais, mas tudo vai depender da empresa, do projeto pedagógico e, principalmente, da área de atuação do estudante. Além disso, o tempo de contrato de estágio também varia, podendo estagiar em 6 meses ou chegar a 2 anos.
Para ser legalmente apto ao estágio, o estudante precisa estar com a matrícula regular em uma faculdade, comprovar frequência mínima nas aulas e estar em dia com as exigências do curso e universidade. Essas determinações valem para estudantes de cursos do nível superior, mas a lei do estágio também contempla estudantes regulares do ensino médio, educação profissional e até quem está nos anos finais do ensino fundamental.
Algumas empresas contam com programas de estágio e para participar, o estudante deve enviar seus dados e passar por algumas etapas avaliativas. Ainda, muitas universidades possuem parcerias com companhias e até com plataformas especializadas na busca de estágio, o que facilita na procura por uma oportunidade. Mas, para encontrar o estágio ideal, algumas dicas podem ajudar:
Quem decidir por começar sua trajetória profissional em um estágio com certeza levará muitos benefícios para a carreira. Todos os conhecimentos aprendidos poderão ser aplicados na prática e o estudante vivenciará tudo o que já ouviu dos professores da faculdade, podendo contribuir – e muito – com o cenário positivo do negócio ou do mercado. Além disso, o estagiário terá a oportunidade de explorar a profissão escolhida, atuando em diferentes áreas do setor para identificar o que mais se encaixa nos seus desejos e personalidade.
Mas, engana-se quem acredita que os benefícios são só para a vida profissional. O estágio traz muitas e importantes vantagens para o desenvolvimento do estudante:
Se o seu objetivo é conquistar uma vaga em estágios remunerados, além de entrar em uma empresa com possibilidade de efetivação, você garantirá uma renda mensal que pode contribuir ainda mais com os estudos e será o ponta pé para ter controle sobre as finanças pessoais.
Além de exercitar as atribuições da profissão escolhida, a vivência do estagiário em uma empresa, com processos e outros trabalhadores envolvidos, pode aflorar novos comportamentos, no que diz respeito à organização, gestão de tempo, relação interpessoal e habilidades de comunicação, por exemplo. Esses fatores podem contribuir com o avanço profissional na empresa em que está estagiando ou até mesmo ser um diferencial em novos processos seletivos.
Manter um bom relacionamento com profissionais do setor e até mesmo fora dele é uma grande oportunidade para alavancar a carreira e garantir parceiros leais. Além disso, a troca de conhecimento com o networking pode contribuir em novas ideias e capacitações.
A regra é clara nas empresas: quanto mais experiência, maior são as chances de evoluir na carreira. Com uma bagagem de conhecimento, é possível contribuir em decisões fundamentais para a saúde de uma companhia. E, o estágio ainda pode ser o alicerce para a construção de uma imagem sólida e referência de sucesso.
O principal propósito do estágio é ajudar na evolução do estudante, seja como pessoa ou como profissional. Por esse motivo, é uma das etapas mais importantes na vida de qualquer um! Se você está estudando e sabe para onde quer seguir com sua carreira, siga as nossas dicas e dedique seu tempo na busca por um estágio! Temos certeza de que essa experiência irá agregar ainda mais para o seu crescimento e pode ser o divisor de águas na sua carreira 😉
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…