Ter alguns cursos de marketing digital na bagagem pode ser um grande diferencial nos dias de hoje, não somente para quem pretende atuar na área, mas também para empresários e acadêmicos.
Segundo a Content Trends 2018, 73% das empresas já utilizam uma das modalidades do marketing digital, aquele voltado para a otimização do conteúdo. Daquelas que ainda não fazem uso do recurso, 23,7% afirmam que desconhecem suas funcionalidades.
As habilidades e técnicas desenvolvidas em tais cursos estão alinhadas com as novas tendências, traduzem a linguagem do mundo virtual e garantem a elaboração de estratégias de posicionamento e de marca indispensáveis.
Posicionamento? Marca? Isso mesmo, são conceitos do marketing que precisam ser explorados por empresários, estudantes e profissionais, e no mundo digital tem estratégias específicas.
Tudo isso é trabalhado nesses cursos e ferramentas. Mas, além da aplicabilidade de seus conteúdos, estas capacitações possuem outras vantagens:
Não seria difícil continuar listando seus benefícios, mas a verdade é que muitos deles estão diretamente relacionados às ferramentas e conteúdo das aulas.
Por isso, preparamos para este post uma lista dos melhores cursos de marketing digital, gratuitos ou não, e suas principais informações. Confira:
As versões gratuitas surpreendem pela sua qualidade de conteúdo e produção técnica, e são ótimas opções para:
Uma característica importante do marketing, seja qual for sua área, é que ele precisa estar constantemente atualizado.
Em outras palavras, empresas que oferecem esses cursos têm uma reputação a zelar e, por isso, investem pesado na produção e curadoria das capacitações oferecidas. Dentre eles, podemos citar:
A Rock Content é a maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina, e isso, por si só, já dá um peso diferenciado para os cursos que oferece em sua Universidade de conhecimento. Que, aliás, não são poucos.
Entre eles, destaca-se o de Marketing de Conteúdo. Gratuito e com certificação válida por um ano, o curso ministrado pelo cofundador da empresa, Vitor Peçanha, tem 4 horas e 16 minutos de duração.
Seu conteúdo, e a maneira como é didaticamente apresentado, é um passaporte para o entendimento dessa área do marketing em ampla expansão.
Aborda conceitos básicos como sua diferença para o marketing tradicional e também sobre o que é o funil de vendas. Fazem parte dos tópicos abordados:
É 100% online, com videoaulas e questionários interativos.
A Hubspot é reconhecida por sua relevância no mercado com softwares de automação de marketing digital, sendo assim, também tem uma reconhecida autoridade no assunto.
Seu curso de inbound marketing também é completo, e, apesar de estar em inglês, é todo legendado e possui cerca de 5 horas de duração. Em algumas empresas, seu certificado é considerado um pré-requisito para profissionais em processo de seleção.
Além dele, outros 10 cursos são ofertados na Hubspot Academy.
Entre eles está o curso de social media que orienta sobre as principais redes sociais, estratégias para otimizar as relações com clientes e outros profissionais neste ambiente digital tão particular e próspero.
Muitas empresas e profissionais conseguem transformar suas redes sociais no principal canal de vendas e relacionamento e, por isso, entender esse universo pode ser um grande diferencial competitivo.
É gratuito, possui 4 horas e 27 minutos de conteúdo divididas em 8 lições.
Os cursos da Universidade da Rock Content são independentes, ou seja, não existem pré-requisitos entre eles. Mas de forma geral, eles se complementam.
Um empresário que deseja investir nos meios digitais para realizar suas divulgações, por exemplo. Depois de ter realizado o curso de marketing de conteúdo, aprofundar seu conhecimento com métodos para a produção otimizada de textos é quase, natural.
Neste curso da URock, que também é 100% online e gratuito, as estratégias para desenvolver um texto otimizado para o ambiente digital são o foco principal, que também contempla:
Para uma empresa que deseja atrair mais clientes ou para um profissional que queira ser encontrado nas redes sociais, ter um conteúdo digital otimizado pode ser um ponto determinante para o sucesso.
É também um curso para profissionais em busca de oportunidades de trabalho na Gig Economy, ou, economia sob demanda. Com seus conhecimentos, independentemente da área ou status da sua formação acadêmica, é possível se lançar como freelancer de conteúdo.
O curso, em espanhol, tem duração de 40 horas e é muito abrangente. A certificação é fornecida pela IAB Spain.
Em sua grade curricular, tópicos como fundamentos de tecnologia, mundo digital, redes sociais, SEO, SEM, análises de desempenho e muito mais.
Além desse, outros 7 cursos online de 40 horas são oferecidos pela Google Activate.
Este curso de 3 horas e 15 minutos de duração também possui certificação e é focado nas redes sociais, apresentando sua história, características das principais representantes, como escolher em quais delas atuar, indicadores de performance etc.
Nas redes sociais, tanto a audiência quanto o influenciador precisam ser muito bem mapeados e acompanhados, pois antes de qualquer coisa, o objetivo é gerenciar relacionamentos, e para isso, é preciso ter identificação.
É 100% online e possui ótimo material de apoio.
Esse é um dos cursos EAD mais completos, com 4 meses de duração e uma dedicação de 4 a 6 horas semanais para o conteúdo.
Foi elaborado a partir da contribuição de gigantes do setor como a própria Hubspot, Google e Facebook.
Os vídeos são em inglês, mas possuem legendas. Além disso, as vagas por turma são limitadas para assegurar que o apoio de seus tutores seja relevante e intenso.
Outro curso na grade de nanodegree da Udacity é o Google Adwords, com duração de 3 meses e dedicação semanal de 10 horas.
Um dos pilares do marketing digital é o Search Engine Optimization (SEO), uma estratégia de escolha de palavras-chave que melhor se enquadram com determinado público.
Assim como profissionais e empresas desejam se conectar com seu público específico, saber o que ele busca no Google, criar conteúdos e investir em interações com esses elementos permite uma aproximação muito mais eficiente.
E é para a escolha dessas palavras-chave e estratégias de otimização que o Google Adwords foi desenvolvido.
Nesse curso da Udacity, etapas de criação, execução e análises de campanhas são abordadas em um conteúdo prático e funcional.
Considerada a melhor ferramenta de SEO por muitos profissionais da área, o curso de SEMRUsh da Expert Digital é uma possibilidade de compreender todas as suas funcionalidades.
São 10 horas de curso divididas em 10 módulos, como: pesquisa orgânica, campanhas pagas, análise de domínio, desempenho de palavra-chave etc.
É 100% online, possui uma rede de suporte para tirar dúvidas e, à medida que a ferramenta é melhorada, o curso é atualizado para abordar suas novas funções e soluções.
O curso da ESPM tem uma abordagem contemporânea, com conteúdo teórico e prático transmitidos por webconferências semanais. Isso exige que o aluno tenha um equipamento com requisitos mínimos que permitam um bom acompanhamento das aulas.
Ele relaciona o conteúdo com as mídias displays, marketing para buscadores, planejamento estratégico e muito mais. As vagas também são limitadas por turma e a plataforma ainda possui facilidades para parcelamento.
Ao analisar o nome dos módulos e ferramentas abordadas nesses cursos de marketing digital no primeiro momento, é natural achar que elas são específicas para a atuação como profissional da área.
Mas, considerando os objetivos de uma empresa ou profissional, trabalhar sua imagem nas redes sociais e construir conteúdos mais atraentes para determinado público é essencial.
Se um engenheiro precisa fazer uma apresentação para potenciais compradores de um equipamento, criar uma proposta e conteúdo para slides mais atraentes e que valorizem os pontos certos pode ser a garantia de um negócio fechado, não é mesmo?
O mesmo acontece com as redes sociais. Quanto mais conseguir envolver seus seguidores, mais resultados e clientes trarão para o negócio.
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Conteúdo produzido pela equipe Rock Content!
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