Natalia Ortiz, consultora e especialista em rotina escolar, destaca o que os alunos não devem fazer em seus estudos
Foto: Reprodução/Divulgação
Você sabia que a organização é essencial para um bom aprendizado? Isso quem nos contou foi a especialista em rotina escolar, Natalia Ortiz.
“Estamos vivendo na Era da Informação. O número de informação que os adolescentes têm que administrar é infinitamente maior que a formação de gerações passadas. Então, se eles não forem organizados, vai ser mais difícil dar conta de todo o conteúdo”, comenta.
Em posts passados, Natalia já explicou as diferenças entre estudar sozinho ou em grupo, contou o que acontece quando lemos sentados ou deitados e mostrou como devemos organizar a nossa mesa de estudos.
Hoje, ela vai destacar os 3 principais erros de organização que os vestibulandos cometem. Veja o que devemos evitar:
1. Não ter um local de estudo
Quando não temos um cantinho nosso reservado para o estudo, os materiais ficam espalhados pela casa inteira.
É mais ou menos assim: começamos a estudar na sala. De repente, chega alguém que quer assistir TV ou fazer uma ligação, então vamos para a cozinha, por exemplo. Estudamos mais um pouco e logo está na hora de fazer a comida. Voltamos para sala e ficamos por lá até o momento de servir a janta.
A falta desse lugar definido acaba gerando problemas, o que prejudica a concentração e, por consequência, o aprendizado.
2. Não estabelecer uma rotina em relação às matérias
Por incrível que pareça, quando não enxergamos a situação como um todo, podemos perder a noção da quantidade e da diversidade de conteúdos que precisamos estudar. A gente não percebe, mas acaba deixando uma matéria de lado por não gostar tanto assim dela – ou por ter dificuldade.
“Depois eu dou uma olhada em física”, por exemplo. Assistimos todas as aulas de história, revisamos a matéria e fixamos todo o conteúdo. Na hora do vestibular, acertamos tudo de história, mas erramos a maioria das questões de física e não passamos por pouco.
Já pensou ficar mais um tempo no cursinho porque não vimos as matérias de exatas tanto quanto as de humanas? Vale a pena equilibrar.
3. A falta de cuidado com os materiais
O que adianta fazer resumos, fichas, mapas mentais e outros se não vamos encontrar esse material depois? Quando você vai ver, a folha está misturada com outras matérias vistas naquele mesmo dia. Ou, na pior das hipóteses, está toda amassada na sua mochila.
A mesma coisa pode acontecer quando salvamos algum documento no computador. Separe por data, matéria, tipo de arquivo ou como preferir. Mas lembre-se sempre onde você colocou – saiba se está na Área de Trabalho, em Documentos, Downloads ou em outro lugar.
Viu só?! É muito simples. Para organizar seus estudos, basta fazer uma programação rápida. Garanta um local de estudos, lembre-se de todas as disciplinas e separe cadernos, fichários ou pastas para deixar seu estudo cada vez mais arrumadinho. Vai valer a pena no final das contas.
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…