Professor Davis Posso ensina como estudar melhor e otimizar seu tempo
Foto: reprodução mundo das tribos
Estudar para vestibular não é fácil, o aluno precisa ter foco e disciplina para separar algumas horas de seu dia e se aprofundar nas matérias com muita concentração. Para isso, existem ferramentas que auxiliam o cotidiano do estudante como as aulas por vídeo, por exemplo. A partir desse modelo de estudo, o professor Davis Posso conta algumas dicas para otimizar a aprendizagem e estudar organizadamente.
Antes de qualquer coisa, o aluno precisa se organizar e escolher um ambiente confortável para iniciar os estudos. “Para concentração, a ideia é você estar numa atmosfera interessante: o ambiente não pode ser nem tão agradável, nem tão desagradável”, afirma o professor. Se a casa estiver recebendo um parente ou o vizinho estiver em reforma, por exemplo, o mais indicado é procurar um local com silêncio e boa conexão de internet, como uma biblioteca.
-_-
Em segundo lugar, o professor sugere que os alunos estudem na mesa da sala. “Costumo brincar com meus alunos que as famílias tentam tornar o quarto o espaço mais interessante da casa. Desta forma, fica difícil separar as coisas”, explica. De acordo com Davis, a sala é a melhor opção, pois tem espaço para espalhar todo o material e se organizar.
Quanto à frequência de estudo, o professor acredita que varia muito com o objetivo e rotina da pessoa. Para o estudante que já possui outras atividades, o mínimo aconselhável é estudar 2 horas com muito foco. No caso daqueles que separam o dia exclusivamente para o estudo, o máximo sugerido são 8 horas. O mais importante é prestar atenção ao limite de seu organismo e respeitá-lo. O descanso é essencial, pois é nesse momento em que o conteúdo é assimilado. “A cada duas horas estudadas são necessários 20 minutos de descanso”, afirma.
“Agora uma pausa de 20 minutos”
Para evitar distrações, mais indicado é desligar aparelhos eletrônicos e, de preferência, colocar o celular bem distante de seus materiais. “O caminho é tentar se desconectar de tudo que possa atrapalhar. Checar as redes sociais, somente no horário da pausa”, ensina.
No caso dos alunos que escutam músicas para se concentrar, a dica é que optem por desconhecidas, pois, assim, evita que comecem a cantar sem perceber. “Eu acho que é um momento de conhecer novos gêneros ou escutar músicas instrumentais”, comenta Davis.
Uma sugestão que ajudará a manter o foco e evitará que o aluno fique levantando a todo o momento é ter, sempre em mãos, água e alguma coisa para comer. Estudar dá fome e interromper os estudos para visitar a cozinha com frequência vai prejudicar a concentração.
Não.visite.a.cozinha.
Por fim, a última recomendação é anotar. “Faça sempre anotações sobre a matéria e anote as dúvidas, também. Desta forma, você pode consultar o conteúdo no momento da revisão e nunca se sentirá perdido, mesmo ao dar continuidade a outro tópico da matéria”, conclui o professor.
Agora que você já sabe como estudar em casa, compartilhe esse texto com seus amigos para que eles também conheçam essas dicas infalíveis!
Você também pode gostar de:
Como devo organizar a minha mesa de estudos?
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…