Conheça os benefícios de ler com frequência
Quem já prestou o ENEM sabe como a leitura pode fazer toda a diferença no resultado final. Quando estamos acostumados, nós nos cansamos menos e interpretamos o texto com mais facilidade.
O ato de ler trabalha com algumas habilidades interessante aos estudantes. Ele envolve toda a parte de compreensão de texto, velocidade de leitura, concentração e motivação do aluno.
No colégio, nós aprendemos quais são os tratamento formais e informais que podemos ter com as pessoas. No nosso dia a dia, acabamos usamos um vocabulário coloquial.
E se você tiver que analisar um texto antigo? Com termos um pouco distante do que estamos acostumados? Seria bem mais fácil se você tivesse lido uma vez ou outra um livro assim.
Ler nos faz entrar em contato com os mais diferentes contextos e linguagens. É um exercício muito bom que, na maioria das vezes, nem parece ser um exercício.
Se você lê bastante, logo você se acostuma com a construção de frases, com a grafia das palavras e acaba reproduzindo em seus textos. Por isso que pessoas que leem bastante acabam escrevendo melhor – é uma questão de referência.
Falando em referência, ler aumenta muito o seu repertório cultural. Sempre que aderimos a essa prática, estamos compartilhando a experiência do autor.
Desta forma, você passa a conhecer mais coisas e de forma mais profunda – às vezes, até com uma pluralidade de versões.
A partir do momento em que temos mais repertório e conhecemos coisas novas, a nossa criatividade começa a ser estimulada. Com as nossas informações, você pode cruzar dados e ter ótimas ideias.
Quando lemos algo, nós apreendemos toda aquela informação. Ou seja:
Se o conteúdo da nossa leitura é baseado em eventos do dia a dia, o resultado é ficar cada vez mais atualizado. Já se for algum conteúdo do passado, você começa a entender alguns contextos históricos e acaba enriquecendo a sua visão dos acontecimentos.
Resumindo: sempre vale a pena – principalmente para estudantes.
O que as faculdade mais querem são alunos com senso crítico, não é mesmo? Sempre rola aquela preocupação de impressionar ou surpreender o corretor. E se eu te falar que a leitura pode te ajudar a fazer tudo isso, só que de forma natural?
Faz parte do jogo. Quando lemos, nós aprendemos mais e pensamos mais sobre. Sabe o que acontece depois disso? Apuramos o nosso senso crítico. Saímos do padrão e começamos a ter pontos de vista sobre as coisas que acontecem ao nosso redor.
Ler também é uma forma de entretenimento. Ao ler, você conhece novas histórias e se envolve com elas. Se emociona, faz parte daquilo e vive naquele mundo – mesmo que por um breve período de tempo.
Outra habilidade que podemos desenvolver quando lemos bastante é aumentar a velocidade de leitura. Isso é muito bom para o aluno que precisa otimizar o seu tempo e reter o máximo de conteúdo possível.
– Ok, você me convenceu. Agora é só providenciar um livro grosso de umas 500 páginas?
Não necessariamente. Criar o hábito de leitura não significa ler clássicos complexos logo de cara.
Para fazer isso, o ideal é que você comece lendo algumas páginas por dia, com vocabulário leve e confortável. A medida que for ficando tranquilo, você vai aumentando gradativamente a dificuldade.
Com o tempo você se acostuma e a leitura fica cada vez mais fluida.
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…