Nada de misticismo: veja como a Ciência explica essa prática
Você sabia que a hipnose pode ajudar nos seus estudos para o vestibular? Atualmente, muitos alunos estão adotando essa técnica.
Mas calma que não tem nada a ver com aqueles espetáculos ou shows que usam a hipnose como forma de entretenimento. Na verdade, estamos nos referindo à hipnose clínica, aquela que é realizada com fins terapêuticos.
O que é a hipnose?
A hipnose é uma técnica de atenção concentrada. Com a ajuda de um profissional, você define seu foco e exercita o cérebro, de modo que ele permaneça sempre atento em determinada atividade – na prática, você se concentra em algo e desfoca de todo o resto.
É como se um estudante tivesse a oportunidade de reprogramar sua parte neurológica com o objetivo de canalizar a energia em suas metas – aumentando a qualidade do estudo e otimizando sua produtividade.
Essa prática apresenta uma série de benefícios. Você aprende a controlar a ansiedade, evita que as preocupações apareçam nos momentos inapropriados e descobre como acessar todo o conteúdo armazenado por meio de seu estudo.
Como a hipnose pode ajudar nos estudos?
O Dr. Odair Comin, psicólogo e hipnoterapeuta (fundador da plataforma Pantrus), explica que a hipnose, assim como a meditação guiada e o mindfulness, evita que “dê o branco” bem na hora do vestibular.
“Quando você fica tranquilo e relaxado, a tendência de você acessar todo o seu conteúdo é muito maior. Desta forma, você evita o ‘branco’, porque ele é exatamente o blackout de você não ter acesso àquela informação”, esclarece Comin.
Além disso, a hipnose pode ajudar o estudante a ter mais controle de seus pensamentos e gerenciar sua ansiedade. O psicólogo explica que se preocupar é o ato de se conectar com algo que não existe. “Nessa de você você ficar ligado ao futuro, você se desconecta com o presente – que você realmente tem algum controle”, explica Odair Comin.
A hipnose como prática terapêutica, portanto, vai te auxiliar a manter o foco no seu objetivo, sem se deixar levar por pensamentos circulares estressantes causados pela ansiedade. Ela vai ser um cuidado com o seu emocional.
“Estudo e emocional são muito importantes, porque um é o conteúdo e o outro dá acesso ao conteúdo”, esclarece o hipnoterapeuta.
Como funciona a hipnose?
De acordo com uma reportagem produzida pelo portal Superinteressante, a técnica está diretamente ligada com o sistema límbico e o neocórtex.
Segundo a pesquisa de Pierre Rainville, da Universidade de Montreal, quando uma pessoa é hipnotizada, a região neocórtex – onde ficam os sentidos da nossa consciência – ignora os sinais do sistema límbico – responsável pelas nossas preocupações, ansiedade, medos etc.
Desta forma, uma pessoa em estado de hipnose reduz a atividade em determinadas regiões do cérebro (relacionadas principalmente à percepção espacial) e se concentra em alguma atividade dentro de sua mente.
Esse é um dos motivos pelo qual alguns pacientes ficam em mais calmos e centrados, mesmo inseridos em uma situação de estresse e pressão.
Se interessou pelo tema? Veja algumas reportagens sobre Mindfulness e Terapia da Compaixão.
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul é uma instituição de Ensino Superior de…
Imagine um mundo sem leis, autoridades ou estruturas que guiem a convivência entre as pessoas.…
O Present Continuous é um dos tempos verbais do inglês utilizado para descrever ações que…
Quando falamos de mecânica, polias e roldanas são conceitos que aparecem com frequência. Trata-se de…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma instituição de ensino superior pública e…
Descubra tudo sobre o vestibular UECE 2025 e se prepare para arrasar nas provas e…