Já imaginou usar sites como o Instagram e o Facebook para estudar? Descubra como usar as redes sociais para aprender!
Ter uma conta em redes sociais é a realidade da maioria dos estudantes. Mas você sabia que é possível estudar por esses sites? Veja como usar as redes sociais para aprender!
Sites como YouTube, Facebook e Instagram acumulam milhares de seguidores no Brasil e no mundo.
E assim como existem muitas pessoas que compartilham somente os momentos do dia a dia, há também produtores de conteúdo focados na educação.
Quem usa as redes sociais para aprender está aproveitando ao máximo o potencial desses sites!
YouTube
O YouTube é uma das melhores redes sociais para quem quer aprender. Na plataforma, é possível encontrar canais de professores, cursos e escolas, que compartilham seus conhecimentos de forma gratuita.
Você pode aproveitar o YouTube de três formas diferentes. A primeira, é se inscrever em canais de profissionais da educação ou pesquisar vídeos de acordo com seu cronograma estudantil.
A segunda forma é ao acompanhar as lives. Muitas escolas e cursos transmitem conteúdo diariamente, e permitem a interação com os espectadores.
Por fim, você também pode transformar um vídeo do YouTube em arquivo de áudio para escutar enquanto faz outras tarefas, como lavar a louça ou andar de transporte público.
Você consegue converter vídeos do YouTube para mp3 utilizando softwares específicos, como o UniConverter, que precisa somente do link do vídeo para iniciar a conversão.
Essa terceira forma é bastante útil para otimizar o seu tempo, mas os outros métodos também são interessantes. O ideal é combinar as três maneiras de usar as redes sociais para aprender.
Imagem: Freepik
Nem todo mundo gosta do Facebook, mas o site possui alguns bons recursos para quem tem interesse em usar as redes sociais para aprender.
No Facebook, existem várias páginas dedicadas a dicas de educação. Um bom exemplo está nas páginas que ensinam regras gramaticais e publicam orientações básicas diariamente.
Você também pode aproveitar o Facebook para entrar em grupos, que permitem a troca de informações e dão sugestões de estudos.
Nesse caso, é interessante optar por grupos de matérias que sejam difíceis para você. Assim, você tem acesso a uma gama maior de formatos de ensino.
Em 2020 o Instagram completou 10 anos e se firmou como uma das maiores redes sociais do mundo.
No Brasil, o Instagram é bastante popular e é possível que você tenha uma conta na plataforma. Mas como usar a rede social para aprender?
Nesse site, a dica é acompanhar as contas de especialistas em diferentes matérias. Existem dezenas de professores online, seja de inglês ou de temas mais complexos, como cálculo.
Porém, para que o acesso ao Instagram seja proveitoso, é preciso que você tenha foco e determine um horário em que você vai conferir somente o conteúdo desses educadores.
TikTok
E quando se trata de páginas como o TikTok, tem como usar as redes sociais para aprender?
A resposta é: sim! Você também pode aproveitar sua conta no TikTok para dar uma incrementada nos estudos.
O TikTok está em ascensão já há algum tempo, sendo que durante a pandemia chegou a 2 bilhões de downloads.
Com tantas contas, encontrar conteúdo educativo nesse site é fácil! Existem muitos educadores que se propõem a dar dicas rápidas de estudos.
De química à redação, não faltam professores que utilizam a rede social para compartilhar seus conhecimentos.
Para alguns, o WhatsApp não é uma rede social, mas a verdade é que este é o aplicativo mais acessado pelos brasileiros. Então, por que não usar essa plataforma para aprender?
Para o WhatsApp ser proveitoso, você pode criar grupos de estudos com amigos, propondo encontros online semanais ou quinzenais.
Os grupos também são ótimos para compartilhar dúvidas e até disponibilizar materiais de estudos que você encontrar na internet.
Estudar pelas redes sociais
Imagem: Freepik
Estar fora das redes sociais é praticamente impossível. Mas você pode aproveitar esses recursos e utilizá-los a seu favor.
Ao descobrir como usar as redes sociais para aprender, você consegue otimizar o seu tempo de estudos e fazer o melhor uso dessas plataformas.
Além disso, ao criar outros meios de contato com os conteúdos, que são até mais dinâmicos e interessantes, o seu cérebro se mantém atento para a matéria em questão.
Que tal fazer um teste? Apenas lembre-se de manter o foco nos estudos e evitar as distrações. Assim, suas redes sociais serão mais uma ferramenta útil de aprendizagem.
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…