Veja como otimizar o seu estudo
Para quem trabalha, estudar é sempre mais difícil. Você geralmente não tem todo o tempo que gostaria e quando você vai estudar, sua cabeça já está cansada após um dia inteiro de muito esforço.
Muitos alunos nos mandam e-mail falando, “Não consigo acompanhar o plano de estudos porque eu trabalho o dia inteiro. O que eu devo fazer? ”. Se você se identificou, vamos pensar numa saída juntos.
Não há muito o que se fazer para o dia ter mais horas – o Enem e os vestibulares tradicionais também continuarão com editais extensos. O que podemos fazer é pensar formas de deixar o seu estudo ainda mais produtivo, para aproveitar o pouco tempo que você tem disponível.
Para isso, temos duas palavrinhas-chave: organização e ansiedade.
Vamos começar organizando tudo, ok? Você precisa de uma programação sobre quando você vai estudar. Por exemplo: de segunda a sexta vou estudar durante três horas após o meu trabalho.
Depois que você souber quando e a média de tempo que pode estudar, é a hora de pensar no conteúdo. Como você não tem muito tempo de sobra, a melhor estratégia é focar nos tópicos que mais caem nos exames.
Para a nossa alegria, nossos professores contaram quais são as matérias que mais aparecem no Enem. Comece por eles – a dica de cada disciplina específica ficará disponível ao final desse post.
Pois bem. Agora que você organizou seu tempo e seu conteúdo, certifique-se que vai conseguir completar o cronograma. É muito importante que você não imponha uma meta quase impossível e, ao mesmo tempo, que não se acomode, combinado?
Por fim, organize também seus materiais e faça um planejamento semanal – seguir metas menores pode te ajudar a alcançar o objetivo final sem tanta “dor”.
– Ok. Já está tudo organizado. E agora?
Agora é hora de você pensar com muita calma para evitar que a ansiedade e a insegurança tomem conta de você.
Seria perfeito se você tivesse oito horas por dia para estudar, não é mesmo? Mas infelizmente você não tem. Isso é um fato. Não adianta ficar chateado, se cobrando para estudar cada vez mais, se isso não é realmente viável.
O negócio é você pensar e analisar: o que eu posso fazer? Aí você define, “Posso estudar três horas por dia”. Depois de combinar tudo isso com você mesmo, estude com muita dedicação e sinta a paz no coração de ter feito tudo que estava a seu alcance.
Parece uma dica boba, né? Mas é realmente muito útil. A pressão (interna e externa) é muito ruim para todos os estudantes e pode influenciar diretamente no seu desempenho do vestibular. Seria injusto com você se cobrar algo que não é viável.
Se hoje você só conseguiu estudar a Revolução Industrial, por exemplo, não veja isso como pouco. Valorize o seu esforço. Pelo menos você tem a certeza que se cair algo sobre esse assunto na prova, você terá mais um ponto garantido.
– Nossa, é verdade. Então eu nunca vou acompanhar o plano de estudos?
Não, relaxa que você não precisa estudar por conta própria.
O Stoodi tem um Plano de Estudos feito especialmente para ajudar e guiar os seus estudos e deixar esse processo mais fácil. É a ferramenta ideal para quem precisa otimizar o tempo e estudar de maneira eficiente.
Lembre-se sempre: a pressa é inimiga do vestibulando e a confiança, mesmo que em relação a poucos conteúdos, pode fazer toda a diferença. Não desista e foco nos estudos!
Dica de cada conteúdo para o Enem
Se você quer ficar por dentro de todos os conteúdos para se preparar para o Enem e vestibulares, cadastre-se gratuitamente no Stoodi e deixa a gente te ajudar.
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…