Quando se está prestes a entrar em uma faculdade, diversas dúvidas surgem, das mais simples às mais complexas. Uma questão muito comum é a importância de estudar as matérias básicas. Afinal de contas, se as disciplinas são passadas durante o curso, por que devo estudá-las antes?
Além de ser necessário estudar as matérias básicas por conta do vestibular, já que o exame também avalia os conhecimentos gerais, existem outras razões pelas quais você deveria entrar superafiado na faculdade. Em nosso post, contamos quais são. Confira!
Antes de entrar na faculdade, a maioria dos alunos pensa que vai aprender tudo desde o início até chegar nas matérias mais específicas. Entretanto, isso é um grande engano! O estudante que cursa uma graduação já deve saber mais que o bê-á-bá, pois os professores não ensinarão desde o começo.
Além disso, muitas disciplinas mais específicas dependem diretamente das mais generalizadas. Quer um exemplo? O desenvolvimento de TCC exige uma boa gramática básica. Assim como os cálculos de uma dieta (para o curso de Nutrição) demandam uma boa bagagem em matemática.
Você acha mesmo que o professor vai ensinar a regra de 3 antes de demonstrar as fórmulas necessárias para calcular um cardápio? Não mesmo. Por essa razão é muito importante que você tenha todas as matérias básicas na ponta da língua.
Não se iluda pensando que não vai utilizar tal disciplina em X curso porque, provavelmente, usará em algum momento. Sendo assim, não deixe de estudar bastante antes de entrar para a faculdade.
Existem algumas matérias que são mais relevantes na maioria dos cursos de graduação. Por essa razão, é importante concentrar os seus estudos nelas antes de entrar na faculdade. Veja.
Dentro do Português, você deve buscar os temas que ajudam deixar a sua gramática e interpretação de textos ainda melhores, como:
Há quem ame História, assim como há quem odeie. Independentemente de qual seja o seu apreço por essa matéria, é importante colocá-la em seu programa de estudos. Afinal de contas, é sabendo o passado que reconhecemos o que acontece no presente e podemos ter ideia do que acontecerá no futuro.
Para cursar uma faculdade de Direito, por exemplo, é fundamental que o aluno entenda sobre a história da Constituição Brasileira, não é verdade? Portanto, por mais que você ache que não vai precisar dessa matéria em sua carreira, entenda que, uma hora ou outra, será necessário lidar com ela.
A Geografiatambém é uma ciência muito necessária para qualquer curso. Vamos dar um exemplo que parece ser impossível ter uma ligação, mas que, no final das contas, é muito relevante, como a Medicina. Por exemplo, um médico em um posto de saúde precisa saber dados demográficos da região em que atende para ter ideia do que a população local mais precisa em termos de atendimento.
Se ele trabalha em uma área que não tem saneamento básico, pode começar a investigar parasitoses em pacientes que apresentem sintomas mais genéricos. Viu como tem tudo a ver?
Se você escolheu um curso para fugir da Matemática, sinto informar que a maioria deles utiliza a matéria no cotidiano. Até em Direito você precisa entender essa matéria para calcular o tempo de contribuição do INSS, por exemplo. Por isso, é sempre bom ter o domínio das equações básicas, porcentagens etc.
Agora, se você optou por um curso de Física justamente porque ama Matemática, deve se esforçar ainda mais para compreender totalmente a disciplina!
A Física e a Química são matérias básicas que nem todo curso precisa. Mas se a faculdade que você escolheu inclui o assunto na grade curricular, é melhor ficar por dentro do tema antes de entrar nela. Portanto, não deixe de incluir essas disciplinas em seu plano de estudos.
Durante toda a faculdade, os alunos precisam entregar trabalhos, artigos e relatórios. Além disso, é preciso elaborar o temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Por esse motivo, é muito importante saber fazer uma boa redação.
Com toda certeza! Quando a gente faz uma viagem e estuda a história do lugar, o melhor roteiro para passeios e restaurantes, como é a hospitalidade dos moradores e outras informações com antecedência, tudo fica bem mais fácil e as chances de passar sufoco são menores.
O mesmo acontece com a faculdade. Quando você entra em um curso já sabendo as matérias básicas, compreende mais facilmente as disciplinas específicas. Imagine você fazendo seu curso com vários assuntos para estudar e ainda ter que incluir a Matemática básica porque não se lembra como é. Não dá, né? Portanto, é preciso se preparar!
Sabemos que para muitos, se organizar nos estudos não é uma missão fácil. Por onde começar? Quais temas ver primeiro? Quanto tempo disponibilizar? A boa notícia é que podemos ajudar nessa tarefa!
O Stoodi, em parceria com o maior grupo educacional do país, disponibilizou um programa de nivelamento para estudantes Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar que irão ingressar na universidade agora no segundo semestre de 2021.
Neste programa você irá encontrar conteúdos de Gramática, como ortografia, concordância verbal e acentuação; e também de Matemática, como raciocínio lógico, e poderá estudar – onde e quando quiser – por meio de aulas online e exercícios de fixação com correção feita em vídeo.
Agora que você já sabe a importância de estudar as matérias básicas antes de entrar na faculdade e que o Stoodi pode ajudar, que tal começar seus estudos? Assim, você fica bem-preparado para fazer o curso dos seus sonhos e pode aproveitar melhor as oportunidades que virão!
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…