O processo de formação de um indivíduo humano se inicia basicamente com a presença de 23 pares de cromossomos, os quais serão os responsáveis por todo o desenvolvimento natural da pessoa.
Entretanto, esse desenvolvimento pode ser comprometido, já que não é raro de ocorrer certas alterações genéticas dentro dessa cadeia de cromossomos, sendo elas classificadas como euploidia e aneuploidia. Veja abaixo o que é euploidia e exemplos!
A euploidia nada mais é do que uma forma de alteração numérica dos genomas de um ser vivo, podendo assim envolver tanto uma perda quanto um ganho do conjunto de cromossomos. Essa modificação acontece sempre em múltiplos inteiros de 23, fazendo com que o indivíduo possa ser n, 3n, 4n e assim sucessivamente.
Essa anomalia genética pode ocorrer de duas formas diferentes: monoploidia ou poliploidia.
Também chamada de haploidia, é quando há perda de uma rede de cromossomos, acarretando assim na formação de indivíduos com apenas 23 cromossomos (já que a perda/ganho acompanha sempre múltiplo de 23).
Ao contrário da haploidia, a poliploidia representa uma alteração no genoma responsável pelo aumento da rede de cromossomos, passando o indivíduo a ser 3n, 4n, 5n e assim em diante.
Vale destacar para o estudante que a euploidia em humanos é algo raro de ocorrer, sendo mais comum em animais (como as abelhas) e vegetais. Por se tratar de uma aberração cromossomática, esse tipo de alteração genética é totalmente incompatível com o desenvolvimento normal da vida humana, o que ocasiona, muitas vezes, abortos espontâneos ou morte do bebê posterior ao seu nascimento.
A principal diferença entre euploidia e aneuploidia é que a segunda remete a modificações no número de um ou mais cromossomos, e, não de uma rede completa, como é a euploidia. Para exemplificar, podemos destacar a Síndrome de Down, em que o indivíduo apresenta ao todo 47 cromossomos.
Portanto, agora que você já sabe o que é euploidia e qual a diferença em relação à aneuploidia, fica mais simples de entender quais são os efeitos de uma alteração genética na vida humana.
Cabe relembrar ainda que a euploidia nos humanos sempre resultará em abortos e mortes precoce do bebê, já que ela impede drasticamente o desenvolvimento saudável do indivíduo.
Gostou de aprender mais sobre euploidia? Então acesse o blog Stoodi e veja também outros conteúdos que podem ser cobrados no vestibular!
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…
Descubra tudo sobre os testes de habilidade específica e como se destacar! Se você está…
A Universidade Estadual de Campinas, mais conhecida como Unicamp, é uma das instituições de ensino…