Você sabe o que é o coeficiente de restituição? Para entender esse tema, é necessário compreender alguns assuntos básicos antes, entre eles a energia cinética e a velocidade. Caso já tenha uma boa base sobre esses temas, continue com a gente.
Neste post, explicaremos o que é o coeficiente de restituição, qual é a fórmula e quais são os tipos de colisão. Acompanhe a seguir.
Trata-se de uma grandeza adimensional que demonstra os diversos tipos de colisão que acontecem entre dois corpos. O valor do coeficiente é determinado pela relação entre as velocidades dos corpos antes e depois de uma determinada colisão. Por meio dele, é possível verificar se houve conservação ou não da energia cinética. Caso não tenha, significa que a energia foi dissipada.
Esse conceito faz referência à razão entre a velocidade relativa de aproximação antes da colisão e a velocidade relativa de afastamento após o momento da colisão. Podemos resumir essa ideia pela seguinte fórmula:
e = velocidade de afastamento/ velocidade de aproximação
Existem três tipos de colisão, são eles:
Deseja saber mais sobre os conteúdos de Física? Conheça o nosso plano de estudos e veja como podemos ajudá-lo a ser aprovado no Enem e nos principais vestibulares.
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…