O estreitamento das relações econômicas e comerciais por dois ou mais países vizinhos é uma prática muito comum em várias partes do mundo. No norte do continente americano, esse contexto não é diferente, já que a intensificação/estreitamento das atividades econômicas nessa região é muito bem representada pelo Tratado Norte-americano de Livre Comércio (Nafta) .
Com cerca de 26 anos de existência, o Nafta ainda continua sendo um importante pacto comercial para os seus países participantes, principalmente para o México e Canadá.
Afinal, você já sabe o que é Nafta e quais são as suas principais características? Então confira abaixo!
Fundado no ano de 1994, o North American Free Trade Agreement – Nafta, é um bloco comercial que engloba todos os países da América do Norte, mais precisamente Estados Unidos, México e Canadá.
Em outras palavras, ele representa um pacto econômico (o qual determina uma série de diretrizes comerciais) de livre comércio praticado pelos 3 países da América do Norte.
Veja agora quais são as principais características econômicas de cada país integrante desse bloco comercial.
Uma das principais características desse bloco é que suas relações comerciais são muito beneficiadas devido à disposição geográfica dos 3 participantes. Com isso, todos os integrantes conseguem escoar a produção tanto por vias terrestres quanto por via naval.
Esse fator é determinante e extremamente vantajoso para os 3 países, já que uma fácil logística de transporte de mercadorias ajuda a baratear os custos dos produtos e implica o pagamento de menos impostos.
Desse modo, agora podemos entender, por exemplo, por que um carro fabricado nos EUA é vendido a um preço muito inferior no Canadá e no México.
Entre as outras características desse bloco, podemos destacar:
A relação comercial entre os EUA e o Canadá de modo geral sempre foram boas e se intensificaram ainda mais com a criação do Acordo de Liberação Econômica em 1988.
Entretanto, após alguns anos, tanto os EUA quanto o Canadá perceberam que a entrada do México nessas atividades comerciais locais seria estratégica e benéfica para todos.
Foi então que, em 1994, o México se consolida de vez como um importante parceiro comercial para os EUA e o Canadá e passa, assim, a dar origem ao bloco comercial Nafta.
Confira agora como os desdobramentos desse importante bloco comercial, bem como os estudos sobre os impactos de um acordo econômico entre países podem ser cobrados em uma prova de vestibular.
1) (UFAL) Em 1 de janeiro de 1994, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) entrou em vigor. O NAFTA criou uma das maiores zonas de comércio livre do mundo, que agora liga 450 milhões de pessoas que produzem 17 trilhões de dólares em bens e serviços. O comércio entre os países do NAFTA vem crescendo desde que o acordo entrou em vigor.
O NAFTA se tornou um dos mais importantes blocos econômicos do mundo, apesar de fazer parte dele apenas
a) EUA, Canadá, Venezuela e Brasil.
b) EUA, Canadá e Inglaterra.
c) EUA, Canadá, Brasil e Argentina.
d) EUA, Canadá e México.
e) EUA, Canadá, México e Brasil.
Alternativa correta letra “d”.
2) (UFPI) Uma das características do mundo atual é a criação de blocos econômicos, mercados comuns entre grupos de nações, com a finalidade de ampliar as relações entre os países membros e também com outros povos do mundo.
Com relação a esse assunto, aponte as afirmações verdadeiras (V) e as falsas (F):
(___) São parceiros do acordo do livre comércio da América do Norte, conhecido como NAFTA, Estados Unidos, Canadá, México e Venezuela.
(___) México e Venezuela integram o acordo conhecido como NAFTA, porque dispõem de petróleo em abundância para negociar favoravelmente os produtos industrializados de que necessitam.
(___) A ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) é uma proposta de integração nacional, com o intuito de abranger todos os países das Américas, exceto Cuba.
(___) Entre os bons resultados alcançados pela União Europeia (bloco constituído pela maioria das nações da Europa) estão a integração econômico-monetária ou a criação da moeda única e o livre trânsito das pessoas residentes nos países membros.
(___) Na América do Sul, a criação do Pacto Andino, constituído pelo Chile, Peru e Bolívia, e o MERCOSUL, pelo Brasil e Argentina, propiciou áreas de livre comércio entre esses países, oportunizando a negociação com blocos econômicos.
Assinale a alternativa correta:
a) F-F-V-V-F
b) V-F-V-F-V
c) V-V-F-F-V
d) F-V-F-F-V
e) F-V-F-V-F
Alternativa correta letra “a”.
Portanto, percebemos com clareza que o Nafta representa uma importante atividade comercial para os países da América do Norte. Vale lembrar ainda que, ao contrário do que muitos estudantes pensam, esse acordo não permite a livre circulação de pessoas, ou seja, há apenas a livre circulação de mercadorias e produtos.
Está interessado em ler mais conteúdos aprofundados e aprimorar seus estudos para o vestibular? Então confira o plano de estudos do Stoodi. Com ele, você pode assistir a várias videoaulas e ainda refazer provas anteriores do Enem!
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…