Mandar bem na disciplina de História no vestibular envolve uma série de fatores: criatividade, capacidade de imaginação e, claro, muita força de vontade! Por isso, a seguir, explicaremos quais são as diferenças e semelhanças entre dois conceitos muito presentes no dia a dia dos vestibulandos: aristocracia e oligarquia. Boa leitura!
A aristocracia (que vem do grego “governo dos melhores”) é uma espécie de organização social e política. Ela é baseada naquele conceito de sociedade estamental, ou seja, uma sociedade dividida em camadas com funções, direitos e deveres bem delimitados (e, na grande maioria das vezes, opressores para os que se encontram na base).
Os aristocratas, no caso, os nobres que se encontram no topo da pirâmide, eram os que detinham todo o poder em suas mãos e, portanto, aqueles que estavam aptos para tomar decisões.
A oligarquia é bastante parecida com a aristocracia. Aqui, o significado é um pouco diferente: vem do grego e significa “governo de poucos”. Os detentores do poder são, portanto, poucos indivíduos, que normalmente pertencem a um mesmo grupo.
Um bom exemplo de oligarquia foi a chamada “Política do Café com Leite”, no Brasil. Nela, indivíduos de um mesmo grupo monopolizavam o poder. Entre esses grupos, podemos citar famílias, partidos políticos e pessoas com interesses em comum.
Os conceitos são muito semelhantes, mas existe diferença entre oligarquia e aristocracia. De certo modo, podemos afirmar que a aristocracia é um tipo de oligarquia. A diferença, no entanto, está na hereditariedade dos “cargos’.
Na aristocracia, o poder é passado de pai para filhos. Já na oligarquia, essa relação familiar não é necessariamente obrigatória, podendo ou não existir.
Agora que você já sabe o que é uma oligarquia e uma aristocracia e como elas diferem, não perca mais tempo: aprofunde o quanto antes os seus estudos nessa matéria tão interessante! O Plano de Estudos Stoodi conta com todas as ferramentas essenciais para ajudá-lo a alcançar seus objetivos no vestibular!
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é um lugar que pode abrir muitas portas…
Durante muito tempo, o acesso ao Ensino Superior privado era considerado difícil para muitos estudantes,…
A política de cotas raciais é uma das principais ferramentas para promover a inclusão e…
Saiba quais são as notas de corte do Enem para cada curso, onde utilizar essas…
O processo de entrada no Ensino Superior passa por diferentes métodos de seleção, dependendo da…
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…