Preparar-se para o Enem e para os vestibulares é uma verdadeira maratona. Uma das maiores dificuldades enfrentadas é compreender conceitos que não fazem parte de nosso dia a dia, como as siglas de organizações de um passado distante para nós — a Otan, por exemplo.
Nesse caso, a melhor pedida é não decorar a sigla e seu significado, mas sim compreendê-lo de maneira mais completa. Assim, as chances de você se confundir ou ter brancos na hora das provas é bem menor!
Pensando em ajudá-lo a ter um desempenho muito melhor em seus exames, preparamos um texto completinho sobre o que significa Otan, uma sigla que costuma cair bastante nos vestibulares e deixar os estudantes em dificuldades. Vamos lá? Boa leitura!
Otan é um acrônimo para a Organização do Tratado do Atlântico Norte. Em inglês, temos a sigla NATO (North Atlantic Treaty Organization). Para não se esquecer: pense na sigla ao contrário. Funciona nesse caso!
Conhecer a abreviação em idiomas diferentes é uma boa estratégia para se dar bem, também, em provas de inglês e espanhol, que muitas vezes cobram textos que exigem um certo conhecimento extra por parte dos candidatos.
Para entendermos melhor o conceito da Otan, precisamos navegar em sua história e compreender suas origens.
Antes de mais nada, é necessário destacar dois pontos fundamentais:
Agora, reflita um pouquinho: um bloco criado em meio à Guerra Fria — período de grande tensão em que nações socialistas e capitalistas brigavam pela hegemonia global de um dos dois modelos econômicos — por países aliados ao capitalismo teria qual objetivo?
Obviamente, a principal função da Otan, em sua criação, dizia respeito a garantir que o Socialismo não avançasse em uma escala mundial naquele momento.
Em resposta a esse grupo, os socialistas criaram o Pacto de Varsóvia, uma versão oriental voltada, também, a oferecer apoio militar às nações que faziam parte desse grupo.
A Otan existe até os dias atuais e foi participante importante em dois eventos históricos fundamentais:
A partir da análise histórica do surgimento dessa organização, já é possível entender quais são suas funções até os dias atuais, não é mesmo?
Essa é um órgão militar e político, que visa garantir a estabilidade do mundo a partir de estratégias diplomáticas e bélicas, quando os países membros julgarem necessário. Em resumo, seus objetivos são:
Lembrando que, para uma ação militar ser aprovada, ela precisa passar pelo “ok” de todos os países-membros. Outra possível forma de ação é por meio de mandatos da ONU (Organização das Nações Unidas), órgão do qual o Brasil é membro, ou até mesmo caso um dos países parte da Otan precise de ajuda imediata.
São 30 países-membros da Otan:
Nem todas as nações banhadas pelo Oceano Atlântico no Norte são parte da Otan. Alguns exemplos são a Suécia e a Irlanda. Fique de olho para não cair em pegadinhas na hora da prova!
Existem ainda os países que são aliados preferenciais, como é o caso do Brasil. Ele não tem a obrigação de defesa mútua. Porém, pode ser beneficiado em pesquisas militares e alianças financeiras.
Assim como a ONU — organização que tem como principal objetivo garantir o equilíbrio do mundo globalizado levando em consideração os Direitos Humanos —, a Otan trabalha com subdivisões em agências e comitês para tornar seu trabalho mais eficiente.
Alguns deles são:
(URCA 2016) A Guerra Fria foi uma disputa político-militar que marcou a antiga ordem mundial, polarizada por Estados Unidos e União Soviética. Sobre este momento da História Mundial, podemos corretamente afirmar:
a) nenhum tiro foi diretamente disparado entre os dois lados do “conflito”, o que justifica o nome Guerra Fria. Esse conflito foi marcado pelas disputas indiretas entre as duas potências rivais em busca de maior poderio político e, principalmente, militar sobre as diferentes partes do mundo;
b) a Alemanha foi a grande derrotada da Segunda Guerra Mundial e teve o seu território dominado e controlado pelos países que formavam a base aliada durante o conflito: EUA, URSS, China e Inglaterra. Esses países, na Conferência de Potsdam, em 1989, decidiram pela reunificação do espaço alemão, o que pôs fim ao “conflito” entre as duas potências mundiais;
c) em função dessa fragilidade da Europa Oriental, a União Soviética criou o chamado Plano Marshall, em que grandes empréstimos foram concedidos aos países daquela região para se reconstruírem;
d) diante do provável conflito direto militar, o lado capitalista fundou o Pacto de Varsóvia, que ainda existe e é uma das instituições mais poderosas da atualidade. Já do lado socialista, foi fundada a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN);
e) no plano espacial, foram os Estados Unidos que deram a largada, quando, em 1957, lançaram o primeiro satélite espacial construído pelo homem, o Sputnik. Para completar as façanhas, os norte-americanos também foram os primeiros a fotografar a superfície da Lua (em 1959) e os primeiros a enviarem um ser humano ao espaço, em 1961.
Resposta: A
Já deu para perceber que o assunto da Otan está relacionado a uma série de temas importantíssimos, não é? Fazer essas relações é fundamental para mandar bem nas provas e nós podemos te ajudar! Dê uma olhada no Plano de Estudos de nosso portal e confira todas as vantagens!
Já pensou em fazer sua graduação fora do Brasil, mas não sabe como? Nos últimos…
Imagine poder fazer seu curso de Ensino Superior em uma das melhores universidades do nordeste…
Se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode parecer um grande desafio,…
A estratificação social é um fenômeno presente em todas as sociedades e se manifesta de…
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma referência nacional em educação, pesquisa e…
A Literatura de Cordel é uma das manifestações culturais mais ricas e autênticas do Brasil,…