Prof. Marcelo revela dicas para você ampliar o seu vocabulário e complementar os seus estudos
Diferente do que muita gente imagina, o Inglês que aparece no ENEM e nos principais vestibulares é cobrado por muita interpretação de texto e quase nada de gramática. Como se estuda para isso? É preciso ler muito e procurar uma intimidade maior com o idioma.
Para te ajudar a melhorar o seu inglês, ampliar o seu vocabulário, complementar o seu estudo e se sentir mais preparado para os processos seletivos, o prof. Marcelo listou 4 sites que você pode fazer leitura diária.
Confira as dicas e os comentários do professor:
1. “Aprenda Inglês”, na BBC Brasil
A seção “Aprenda Inglês” da BBC Brasil traz o que muitos vestibulandos procuram para sua leitura de textos em Inglês – o mesmo texto em inglês e em português! Além disso, há um vídeo com a notícia principal do dia, em inglês mais lento que o normal, e com a transcrição na legenda. Outro detalhe é que a BBC Brasil destaca as palavras mais importantes, tanto no vídeo como no texto, traz seus significados e apresenta uma tarefa de fixação dessas palavras ao final da página.
O único ponto negativo é a pouca frequência de novos textos no Aprenda Inglês. Apenas dois a quatro novos textos são adicionados à página mensalmente.
A área “Lingohack” do site da BBC britânica é a versão original do “Aprenda Inglês” do portal brasileiro. As diferenças estão na periodicidade das publicações – aqui temos um novo texto por semana, e no extenso banco de textos anteriores. Além disso, você pode fazer o download do texto em pdf e do áudio, no canto superior direito. O ponto negativo é não ter a transcrição do texto em português.
A BBC britânica, na sessão “Learning English”, possui ainda várias outras páginas, com focos diversos (inglês acadêmico, inglês para negócios, gírias e até mesmo algumas “séries” com episódios semanais) para que você pratique inglês. Mas, pensando em vestibulares, o melhor é o Lingohack.
3. “Learning English”, na Voice of America
A área “Learning English” do portal “Voice of America” traz textos em níveis diferentes, de acordo com o vocabulário empregado. Escolhendo textos do nível 1 ao 3 você vai gradualmente ampliando seu repertório e ganhando mais confiança na leitura de textos.
Ao clicar em uma notícia, você terá a matéria em vídeo, com inglês em velocidade normal e sem legendas ou transcrições. Logo abaixo, há um texto simplificado, adaptado ao estudante, de acordo com o nível escolhido. E este texto possui áudio também, com velocidade de leitura bem reduzida – ideal para quem também quer ouvir claramente a pronúncia de cada palavra.
Infelizmente, não há tradução para o português dos textos utilizados no portal. Além disso, há poucos textos na página.
“Lyrics Training” é um site divertido, com letras de músicas, e muito interessante para o ganho de vocabulário. Ao escolher uma música (há diversos idiomas, até finlandês!), a página te dá opções de níveis de dificuldade da atividade, desde “beginner” a “expert”. A atividade consiste em assistir ao clipe da música, com sua respectiva letra na legenda e preencher as lacunas com palavras ausentes. Quanto maior o nível escolhido, maior a quantidade de lacunas.
Além de divertido, é uma forma interessante de fixar vocabulário e sair um pouco da rotina de leitura de notícias. O lado negativo? É viciante! Você vai querer ficar jogando por horas e, bem, você tem seus estudos para colocar em dia!
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…