As condicionais (conditionals em inglês) são muito usadas na língua inglesa e nesse artigo vamos ver como ele está presente em textos jornalísticos de diversas fontes. Na sua estrutura, a condição é feita pelo if ou whether (em português: se) e a oração seguinte reflete sua consequência.
Existem quatro condicionais que são:
Além disso, também há possibilidade de misturá-las. Se você quer saber mais sobre como utilizar cada uma das conditionals continue a leitura e se aprofunde no tema!
Na Zero Conditional, expressamos ideias universais, ou seja, fatos que não mudam independente do tempo ou do lugar.
No exemplo, a água sempre ferve a 100 graus celsius, ou seja, estamos falando de uma verdade universal.
Sua construção é simples, pois utiliza somente um tempo verbal nas duas orações.
If you heat (simple present) the water at 100 degrees celsius, it boils (simple present).
Vamos estudar a Zero Conditional em uma notícia da BBC.
O texto traz uma pesquisa que revela que carros elétricos, atualmente uma alternativa ecológica, emitem dióxido de carbono assim como os carros movidos a gasolina ou diesel.
No fim da matéria, lemos que o carro elétrico faz uso do combustível convencional ou porque o motorista não o carrega ou porque o próprio carro usa o combustível em casos específicos, como aceleração elevada.
Nick Molden, da empresa Emissions Analytics, diz:
“‘If you never charge the battery and drive very aggressively then they can have significantly higher emissions than the equivalent petrol or diesel model,’ he continues”.
Na fala, Nick Molden faz uso da Zero Conditional para afirmar uma característica do carro que não muda: “Se você nunca carregar a bateria e dirigir muito agressivamente, então eles (os carros elétricos) podem ter emissões significantemente mais altas que o modelo equivalente a gasolina ou diesel”.
A estrutura da Conditional está destacada abaixo:
“‘If you never charge (simple present )the battery and drive very aggressively then they can have (simple present) significantly higher emissions than the equivalent petrol or diesel model,’ he continues”.
No exemplo, can have estão grifados, pois can é um verbo modal no presente que expressa capacidade e have é o verbo principal que o acompanha (tradução: podem ter).
A First Conditional (1st Conditional) expressa uma condição possível e sua consequência tem grande probabilidade de acontecer no futuro.
No exemplo, a condição antecipa uma consequência provável; se a pessoa não amarrar o cadarço, ela cairá.
Na oração com a condição marcada pelo if, o verbo é conjugado no simple present e a consequência no futuro (will: verbo auxiliar de futuro).
If you don’t (simple present) tie your laces, you will fall (future)
Vamos estudar a First Conditional em uma notícia do New York Times.
O texto trata a relação entre a elevação da temperatura e o efeito estufa. Logo no título, identificamos a First Conditional:
Na pergunta, questiona-se quanto o planeta aquecerá caso o nível de dióxido de carbono dobrar, ou seja, caso dobre, no futuro haverá aumento na temperatura.
A estrutura da Conditional está destacada abaixo:
“How much will (future)the planet warm if carbon dioxide levels (simple presente) double?”
No exemplo, will está deslocado para formar a interrogação.
A Second Conditional (2nd Conditional) expressa uma situação hipotética do presente e sua consequência é improvável de ocorrer.
No exemplo, o sujeito imagina uma situação hipotética em que seus pais são ricos; contudo, como isso não é real, ele imagina uma consequência dessa situação imaginada: ter um carro.
Na oração com a condição marcada pelo if, o verbo é conjugado no simple past e a consequência no simple conditional (would acompanhado por um verbo no infinitivo sem o to).
If my parents were (simple past) rich, I would have (simple conditional) a car.
Vamos estudar a Second Conditional em uma notícia do Wired.
O texto questiona a possibilidade da internet criar consciência própria e suas consequências. No subtítulo, é questionado:
Perceba que a situação hipotética é a internet se tornar consciente e se isso acontecesse, questiona-se como saberíamos.
A estrutura da Conditional está destacada abaixo:
“Is it possible that the internet could become conscious, and if (simple past) it were already, how would we know (simple conditional)?”
No exemplo, would está deslocado para formar a interrogação.
A Thrid Conditional (3rd Conditional) expressa uma condição impossível do passado e sua consequência hipotética.
No exemplo, a condição fala de uma situação hipotética do passado: guardar a carteira em um lugar mais seguro; e sua consequência também hipotética: a carteira foi perdida, porém se tivesse guardado na bolsa, isso não teria acontecido.
Na oração com a condição marcada pelo if, o verbo é conjugado no past perfect (em português é o Pretérito mais-que-perfeito) e a consequência no perfect conditional (would + verbo no particípio).
If I had kept (past perfect) my wallet inside my bag, I wouldn’t have lost (perfect conditional).
Vamos estudar a Third Conditional em uma notícia do Dorset Echo.
O texto fala sobre Judy Murray cujos dois filhos são jogadores de tênis vencedores de prêmios Wimbledon. Logo no título, identificamos a conditional:
No título, imagina-se uma situação do passado que não aconteceu: Andy se tornar um jogador de futebol; e sua consequência hipotética: ninguém a notaria. A situação é irreal, pois Andy se tornou um jogador de tênis famoso, portanto sua mãe só pode imaginar o que teria acontecido.
A estrutura da Conditional está destacada abaixo:
‘If Andy had been (past perfect) a footballer probably no-one would have noticed (perfect conditional) me’
Agora que você já sabe como utilizar todas as condicionais em inglês, aproveite e confira dicas para ler textos longos em Inglês!
*Este texto foi produzido pela nossa professora de Inglês, a Raissa Shiraishi. Saiba mais sobre ela aqui!
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…