Há quem diga que o mandarim português é o idioma mais difícil de todos. Talvez pela quantidade de verbos e suas inúmeras conjugações. Talvez pela possibilidade de uma mesma palavra apresentar diversos significados.
O fato é que é muito comum cometermos deslizes na comunicação do nosso dia a dia. Sendo assim, o Stoodi vai desmistificar alguns erros e cessar cinco dúvidas a cada semana.
O termo “mal” opõe-se a bem, já a palavra “mau” opõe-se a bom. Pensando nessa regra fica mais fácil evitar erros. Exemplos: Ele está mal-humorado (ele está bem-humorado), ele é um mau funcionário (ele é um bom funcionário).
Este verbo é impessoal sempre que exprime tempo, desta forma não aceita plural. Exemplos: Faz cinco anos, fazia dois séculos ou fez 15 dias.
O pronome mim não é usado como sujeito, pois não conjuga nenhum verbo (mim não faz ação). Por exemplo: “Para mim fazer” é errado, o correto seria “para eu fazer”.
O verbo assistir exige a preposição “a” seguida do artigo, pois é um verbo transitivo indireto. Exemplo: “Você vai assistir a que? R: Ao programa”.
OBS: o verbo assistir só pode ser considerado transitivo direto quando possui sentido de assistência. Por exemplo: a enfermeira assistiu o paciente.
Tanto o termo “há”, como o termo “atrás” indicam ideia de passado. Desta forma, a pessoa comete um pleonasmo. O correto seria: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.
Já pensou em fazer sua graduação fora do Brasil, mas não sabe como? Nos últimos…
Imagine poder fazer seu curso de Ensino Superior em uma das melhores universidades do nordeste…
Se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode parecer um grande desafio,…
A estratificação social é um fenômeno presente em todas as sociedades e se manifesta de…
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma referência nacional em educação, pesquisa e…
A Literatura de Cordel é uma das manifestações culturais mais ricas e autênticas do Brasil,…