Na Língua Portuguesa, existem várias palavras com “s” e “c” que apresentam a mesma sonoridade, mas com significados completamente diferentes. Este é o caso das palavras cela e sela.
Ambas estão corretas, existem no nosso vocabulário e são frequentemente utilizadas, mas uma tem significado totalmente diferente da outra. Quer saber mais sobre elas? Então, continue com a gente!
O substantivo feminino sela se refere a um objeto muito comum para cavalaria. É um assento acolchoado, geralmente feito de couro, que o cavaleiro utiliza para se sentar e conduzir o seu cavalo.
Entretanto, como um verbo que significa marcar, concluir, validar, sela também pode ser a conjugação na terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo selar. Ou, ainda, na segunda pessoa do singular do imperativo do mesmo verbo, como é possível verificar abaixo:
Presente do indicativo:
Imperativo:
Já a palavra cela, com “c”, é também um substantivo feminino que se refere a um pequeno compartimento, geralmente utilizado para indicar o espaço onde ficam os prisioneiros. Pode, também, se referir a um pequeno aposento de um religioso, em conventos e mosteiros, além do alvéolo do favo de mel.
Como apresentam a mesma fonética, mas são escritas de forma diferente e possuem significados distintos, cela e sela são consideradas palavras homófonas.
Conseguiu tirar suas dúvidas? Então fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas e exercícios incríveis para ficar fera no português!
O Natal é uma época mágica: luzes piscando, árvores decoradas, crianças esperançosas e o bom…
Quer entrar na UNB? Então saiba tudo sobre a Universidade de Brasília: cursos, formas de…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…