O estudo da massa molecular desafia muitos alunos. Afinal, exige foco, concentração e domínio dos conceitos químicos para traduzi-los em equações matemáticas, não é mesmo? No entanto, fortalecendo sua aprendizagem sobre o assunto, é possível assimilar esse conteúdo e resolver todas as questões de massa molecular no vestibular com facilidade!
Dessa maneira, preparamos este artigo com as melhores informações sobre massa molecular para você. Acompanhe!
Como você já deve imaginar, a massa molecular nada mais é do que a massa da molécula em questão, calculada pela unidade da massa atômica. Dessa maneira, o cálculo estequiométrico deve ser feito pela soma das massas atômicas dos elementos, que podem ser conferidos na Tabela Periódica.
Com o conceito em mente, está na hora de investir na prática. O cálculo pode ser feito de maneira bem simples: pela soma da massa atômica dos átomos de uma molécula. Tomando como exemplo a fórmula da água (H2O), temos um átomo de oxigênio que, quando multiplicado pela sua massa atômica (16), resulta em 16.
Em seguida, temos dois átomos de hidrogênio que apresentam massa atômica de valor 1. Assim, temos 2 como resultado. Por fim, basta somar 16+2 e teremos a massa atômica da molécula de água (18g ou 18u).
Simbolizado pela letra A, o número de massa nada mais é do que a soma dos prótons e nêutrons que estão presentes no núcleo do elemento em questão. Assim, a partir da fórmula A = p + n, é possível descobrir as três variáveis dependendo da informação que a questão oferece para você!
Você lembra que para calcular o número da massa molecular precisamos do número de massa do átomo? Também chamado de número atômico (Z), ele está presente na Tabela Periódica e sempre aparece em cima do respectivo elemento a fim de indicar quantos prótons ele apresenta no núcleo.
Para concluir nosso artigo, não poderíamos deixar de fora alguns exercícios sobre massa molecular, certo? Acompanhe:
O elemento sódio possui 11 prótons e 12 nêutrons, qual seu número de massa (A)?”
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, as massas moleculares corretas das seguintes substâncias: H2SO4, H4P2O7, Al2(SO4)3.
a) 98 u, 178 u, 107 u;
b) 98 u, 178 u, 342 u;
c) 98 u, 178 u, 134 u;
d) 98 u, 178 u, 342 u;
e) 98 u, 178 u, 310 u.
O estudo da massa atômica e massa molecular deve fazer parte da sua rotina. Afinal, ele permite o conhecimento aprofundado sobre os elementos químicos e garante bons resultados nos cálculos estequiométricos. Para fortalecer ainda mais sua aprendizagem, conheça o nosso plano de estudos para organizar os seus conhecimentos e ter ótimos resultados nas provas!
Quem está começando a se aventurar no mundo dos concursos públicos ou já é concurseiro…
O Natal é uma época mágica: luzes piscando, árvores decoradas, crianças esperançosas e o bom…
Quer entrar na UNB? Então saiba tudo sobre a Universidade de Brasília: cursos, formas de…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…