Os átomos são partículas muito pequenas, sendo impossível vê-los a olho nu, certo? Mas sabia que é possível estudar o tamanho deles mesmo assim? Esse tamanho é dado pelo raio atômico ou iônico, apresentados aqui. Boa leitura!
Raio iônico é a distância entre o centro do íon até o elétron estável mais afastado. O que isso significa? Em outras palavras, o raio iônico é o tamanho do íon.
Tome muito cuidado para não confundir raio iônico e raio atômico. Primeiro, é necessário entender a diferença entre átomo e íon. Este é, simplesmente, o átomo que perdeu ou ganhou elétrons.
Portanto, a diferença entre o raio iônico e raio atômico é apenas que este é o tamanho do átomo neutro, enquanto o primeiro representa o tamanho do átomo após a perda ou ganho de elétrons.
O raio iônico sofre influência da quantidade de prótons e elétrons existentes no íon, devido à atração entre eles. Dessa forma, quanto maior for o número de prótons, maior será essa atração e menor será o raio. Entenda, então, que o íon que apresentar o menor número atômico terá o maior raio.
Denomina-se cátion o átomo que perdeu elétrons. Com essa perda, a quantidade de prótons se torna superior, ocorrendo maior atração do núcleo sobre os elétrons. Isso faz com que haja diminuição do tamanho do átomo.
Os ânions são átomos que ganharam elétrons. Quando o número de elétrons é maior que o número de prótons, como é o caso, a repulsão supera a atração realizada pelos prótons do núcleo. Dessa forma, o raio do íon passa a ser maior.
Vamos ver se você compreendeu o conceito e características do raio iônico, resolvendo um exercício.
1. (ITA-SP) Qual das opções abaixo apresenta a comparação ERRADA relativa aos raios de átomos e de íons?
a) raio do Na+ < raio do Na.
b) raio do Na+ < raio do F–.
c) raio do Mg+2 < raio do O2-.
d) raio do F-1 < raio do O2-.
e) raio do F-1 < raio do Mg2+.
Resposta: letra e
Para resolver essa questão, lembre-se de que o raio do átomo neutro é maior que o do cátion. Portanto, a letra “a” está correta. Para avaliar as outras alternativas, deve-se levar em conta o número atômico, uma vez que os íons em questão são isoeletrônicos (apresentam o mesmo número de elétrons).
Então, este minipost foi útil? Continue estudando os principais pontos de Química para ter sucesso nas provas! Conte com nosso Plano de Estudos para organizar seu cronograma!
A Universidade Estadual de Campinas, mais conhecida como Unicamp, é uma das instituições de ensino…
Quem está começando a se aventurar no mundo dos concursos públicos ou já é concurseiro…
O Natal é uma época mágica: luzes piscando, árvores decoradas, crianças esperançosas e o bom…
Quer entrar na UNB? Então saiba tudo sobre a Universidade de Brasília: cursos, formas de…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…