Neste texto, você entenderá como funcionam as orações coordenadas. São uma forma muito frequente de expressão textual, portanto merecem ser estudadas com atenção. Aqui, iremos explicar o que é coordenação e os tipos de orações. Você também lerá exemplos para ilustrar o assunto. Vamos lá?
Quando falamos em orações coordenadas, estamos nos referindo a um conjunto de duas ou mais orações, a menor parte de uma construção frasal. Elas estão próximas no texto, mas não desempenham relação sintática.
Isso quer dizer que as orações podem existir independentemente uma da outra, mantendo uma relação apenas de sentido entre elas, que pode ser estabelecida ou não por um conectivo, formando orações coordenadas sindéticas ou assindéticas.
Nesse caso, as orações são ligadas por algum tipo de conectivo, uma conjunção. As coordenadas sindéticas podem ser:
Isso irá variar de acordo com o tipo de conjunção utilizada. Mais à frente, você verá exemplos de frases!
Este segundo tipo é mais simples de ser identificado: as orações são justapostas, mas não existe uma conjunção conectando-as. Elas podem ser unidas apenas por um símbolo gráfico, como uma vírgula.
Aprendemos até aqui que as orações coordenadas são duas construções frasais unidas, mas que podem ter um sentido próprio isoladamente. Elas podem ser sindéticas e assindéticas, sendo que apenas no primeiro tipo há o uso de conjunções para conectá-las.
Que tal conhecer ainda mais sobre Gramática? Temos videoaulas e exercícios para ajudar na sua preparação para o vestibular!
O vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está entre os mais disputados do país.…
Estudar para o Enem e vestibulares exige estratégia, o que também envolve aprender o máximo…
Se você está buscando informações completas sobre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), chegou ao…
Você já ouviu falar na geração de 1945? Essa fase marca um novo momento da…
Se você é um candidato para vagas no Ensino Superior no próximo ano, um dos…
Foi num cenário marcado pela censura religiosa, pela força do absolutismo e pelo domínio do…