Ferramentas de gestão já fazem parte do cotidiano de diversas instituições de ensino em todo o Brasil. Entre elas, a mais utilizada e popular é o CRM. Esse software auxilia os profissionais da educação a se relacionarem melhor com os estudantes e pais de alunos que se interessam por uma determinada escola ou universidade.
Por meio dele também é possível arquivar, em um banco de dados, todo o histórico desses clientes, assim como os gestores também podem criar relatórios de desempenhos sobre diferentes áreas. O que permite a eles analisarem quais setores tem os melhores resultados, e quais deles necessitam de melhorias. Entre os departamentos que podem ser analisados, destacam-se as áreas de marketing e vendas, por exemplo.
Em resumo, o CRM é uma ferramenta de gestão poderosa, que consegue aumentar a produtividade e permite a melhor comunicação com os clientes. Abaixo, em destaque, estão 5 motivos para usá-lo na área de educação.
O CRM serve, sobretudo, para que os profissionais que atuam na gestão de instituições educacionais possam a organizar melhor a rotina de trabalho deles.
Na plataforma, eles têm acesso a diversos painéis que podem informá-lo sobre as principais tarefas do dia, da semana e do mês. Além disso, por meio do CRM, é mais simples organizar as cobranças e, ao mesmo tempo, processar pagamentos.
Ter todas essas informações, em poucos cliques, é fundamental para que a instituição de ensino tenha não somente um bom relacionamento com seus parceiros e fornecedores, mas também com os alunos.
Para que um empreendimento tenha sucesso, é vital manter uma boa relação com o público-alvo. Se isso é relevante em outros segmentos, imagine na educação. Muitas vezes, o estudante permanece na instituição por anos.
Isso significa que, quando uma pessoa está à procura de uma escola para o filho ou de uma universidade, ela anseia por um relacionamento de longo prazo. Afinal, ninguém deseja mudar de colégio ou de curso a cada semestre.
Portanto, se uma instituição deseja atrair novos alunos, é necessário pensar quais interações podem gerar os melhores resultados. Muitas vezes, essas pessoas ainda estão na fase inicial da procura delas, e desejam saber informações básicas antes de tomar qualquer decisão.
Nesse sentido, é papel da instituição oferecer o melhor suporte a esses alunos, a fim de que eles possam decidir com calma, e superar qualquer objeção que os impeça de efetuar a matrícula.
Anotar todas as informações sobre esses estudantes, e manter esses contatos ativos é quase impossível sem ajuda de uma ferramenta de gestão como o CRM. Por meio do software, assim que o aluno faz o primeiro contato, algum profissional de ensino tem a oportunidade de efetuar o retorno quanto antes.
O CRM pode mostrar ainda quais estudantes que não receberam nenhum contato, e quais deles precisam de um retorno imediato. Além disso, é possível separar esses alunos em diferentes categorias, como curso, idade, áreas de interesse, entre outros segmentos.
Com um CRM a instituição de ensino tem diversas possibilidades para melhorar a comunicação, tanto em relação aos funcionários, mas sobretudo no tocante aos alunos e outros parceiros.
Por meio desse software, é possível realizar a integração com diversos aplicativos de mensagens, como Facebook Messenger, WhatsApp, Instagram (Direct Messages), Skype, entre outros.
A vantagem, nesse caso, é que o CRM possui uma caixa de entrada unificada. Portanto, se um aluno escolheu enviar a mensagem pelo WhatsApp, e outro enviou pelo Facebook, esses conteúdos podem ser acessados utilizando o mesmo software.
Dessa forma, além do CRM manter todas as informações desses alunos em um só lugar, quem realiza o atendimento não precisa pular de um aplicativo de mensagens para outro.Além disso, atender as pessoas quanto antes é muito importante para a elevar os índices de satisfação do público.
A equipe interna pode ainda retirar proveito do messenger integrado ao CRM, o que permite todos os integrantes do time a se comunicarem por meio de um único software.
Atrair alunos e divulgar a criação de novos cursos faz parte da rotina de toda instituição de ensino. Para alcançar as pessoas interessadas, o CRM permite que os gestores conheçam as principais características do público-alvo deles, e, dessa forma, analisem qual a melhor maneira de impactar esses estudantes.
Baseados nesses dados, é possível, por meio da integração com ferramentas de automação de marketing, enviar e-mail com um conteúdo sob medida para as pessoas interessadas nos serviços da instituição.
Com o tempo, os profissionais que atuam na área de educação podem avaliar esses relatórios de desempenho, e assim verificar quais campanhas de marketing deram mais certo, e quais delas necessitam de melhorias.
Além dessa estratégia obter maiores chances de sucesso, traz ainda economia de tempo e, principalmente, recursos financeiros.
Quando uma pessoa interessada em um colégio ou uma universidade entra em contato com alguma instituição que utilize o CRM, todo o histórico dessa conversação é arquivado no banco de dados do software.
Nesse sentido, é possível analisar quais cursos, por exemplo, são os mais procurados pelos estudantes. Além disso, de acordo com os insights oferecidos por eles, é possível ainda determinar qual a metodologia que melhor se aplica a esses alunos.
Dessa forma, a instituição de ensino tem dados fundamentais para desenvolver uma grade que seja atraente e esteja alinhada com os objetivos de aprendizagem dos estudantes.
Gostou do conteúdo? Então saiba como você pode mandar bem nos principais vestibulares do país com o cronograma de estudos do Stoodi!
Conteúdo produzido por: AmoCRM
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…