Luxúria, gula, avareza, preguiça, ira, soberba e inveja
Você já ouviu falar dos 7 pecados capitais? São aqueles sentimentos e atitudes que devemos evitar no nosso dia a dia.
Confira como os 7 pecados capitais podem ser praticados pelos estudantes:
1. Luxúria
A luxúria pode aparecer na vida do estudante e quase nunca percebemos. Sabe aquele aluno que fura facilmente seus estudos só para sair com o crush? Então… Ou aquele que estuda muito química porque sabe que seu affair tem dificuldade – “Eu te ajudo, deixa comigo”.
Ter um relacionamento é muito saudável, mas cuidado com o foco na hora que você separou para se dedicar ao vestibular, ok?
2. Gula
Ah, a gula. Esse é um dos pecados mais cometidos pelos estudantes. Você já reparou que é só decidir começar os estudos que bate uma fome louca e uma vontade incontrolável de abrir a geladeira?
Pois é. Fica pior ainda quando a ansiedade bate e não nos controlamos. Uma situação típica é quando o estudante não consegue se concentrar no vestibular só porque quer comer o chocolate logo. Isso já aconteceu com você?
3. Avareza
Sabe aquele apego pelo seu resumo? Aquele negócio de não poder dividir as informações e a matéria com os coleguinhas? Então, está aí um dos exemplos de avareza no universo estudantil.
Às vezes, explicar a matéria para alguém é uma das formas de fixar todo o conteúdo.
4. Preguiça
“Daqui 5 minutinhos eu começo. Ou quem sabe depois de assistir 3 episódios da minha série…”
Essas frases inocentes não parecem que vão mudar alguma coisa no seu cronograma, né? Mas são elas que alimentam a sua procrastinação, um dos piores inimigos dos estudantes.
Quando a preguiça bater, não deixa ela te dominar! Levante, pule três vezes, passe uma aguinha no rosto e repita “a hora é agora”.
5. Ira
Vestibular e estresse são praticamente sinônimos, então a chance de você conhecer um estudante bravo ou irritado é grande.
Todo mundo tem um amigo que se vinga se você escolher outra dupla para fazer a atividade. Ou então que fica puto só de você respirar um pouquinho mais alto do lado dele.
6. Inveja
Sabe aquele estudante que confunde admiração com inveja? Também não é legal. Não é porque ele não se saiu como o seu amigo que é preciso desistir de tudo e largar mão.
É preciso olhar para o nosso interior e saber valorizar as nossas qualidade e conquistas.
O conselho que se dá para essa pessoa é: não conseguiu entender a matéria dessa vez e seu amigo conseguiu? Faz parte do jogo, ninguém precisa se frustrar. Que tal pedir a ajuda dele em vez de ficar assim? Melhor, né…
7. Soberba
O vestibulando soberbo é aquela pessoa que joga na cara da sociedade que as suas notas são as melhores da sala. Existe material melhor que o dele? Jamais. A sua letra, então, é impecável – ai de alguém se falar o contrário.
Vocês conhecem alguém assim? Às vezes, a gente faz isso sem perceber, mas cuidado para não praticar esse pecado.
É preciso lembrar que todos nós estamos caminhando juntos para avançar e conquistar os nossos objetivos. Besteira isso de querer diminuir os outros para ver se ficamos maiores.
Então, a lição do dia é: nos lembrar de sermos mais humildes, de ter empatia e de ficar feliz não só pelos nossos desempenhos, mas também pelo dos nossos colegas.
Os 7 pecados capitais podem estar ligados a sentimentos negativos como estresse, ansiedade e falta de foco. Cuidado para não cair na besteira de praticá-los 😉
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…