Estudo realizado na Universidade da Califórnia revela os efeitos da curiosidade no processo de aprendizagem
Você sabia que a curiosidade é tão importante quanto a inteligência? É o que revelou pesquisa realizada recentemente na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Os autores realizaram experimentos para descobrir o que acontece no cérebro quando a curiosidade é despertada.
Por meio de ressonâncias magnéticas e observação, a pesquisa avaliou quão curiosos os participantes estavam para saber as respostas de mais de 100 perguntas triviais, tais como “Qual música dos Beatles ficou mais tempo nas paradas?” ou “O que realmente significa o termo ‘dinossauro’?”.
O resultado do estudo mostrou que a curiosidade ajuda a aprender informações que não são consideradas tão interessantes ou importantes, pois coloca o cérebro em um estado que lhe permite reter qualquer tipo de informação. Quando instigados por perguntas, mostrou a pesquisa, os indivíduos se tornam mais aptos a aprender e lembrar informações completamente independentes.
Outro benefício de instigar a curiosidade é que a ação ativa no cérebro o circuito relacionado a recompensas e prazer. Esse circuito depende da dopamina, que quando liberada contribui para a sensação de bem-estar e ajuda no processo de aprendizagem.
Fonte: Porvir
A primeira fase do Modernismo brasileiro fez parte de uma série de movimentos culturais no…
Está em busca de uma universidade pública de qualidade e excelência no Nordeste? A Universidade…
Descubra tudo sobre pseudofrutos e se prepare para o ENEM
A Unesp — Universidade Estadual Paulista é uma das faculdades mais renomadas no Brasil. Quer…
A Unesp é uma universidade renomada, preparada para os desafios do mercado de trabalho e…
Entre as grandes universidades públicas do país, explore tudo que você precisa saber sobre a…