7 dicas para motivar o estudo do seu filho
Convencer um jovem que ele deve estudar pode ser um grande desafio. Para isso, existem alguns truques.
Confira 7 dicas para fazer seu filho tomar gosto pelo estudo:
1. Jamais grite
A primeira coisa que os pais devem ter claro é que a primeira regra é não gritar com seus filhos no momento do estudo. É proibido. Nem sempre essa tarefa é fácil, pois eles costumam testar a tolerância. Quando isso acontecer, tente não demonstrar a alteração e respire fundo por alguns segundos.
2. Crie um ambiente descontraído
Para fazer isso, procure perguntar como foi seu dia na escola. Assim, ele vai contar sobre suas experiências, se “desarmar” quanto ao momento do estudo, você saberá os conteúdos que ele está vendo no colégio e muito mais. A proximidade se torna uma aliada e o aproveitamento pode ser maior em diversos aspectos.
3. Dê autonomia a seu filho
Lembre-se que são os filhos que devem estabelecer as metas. O papel dos pais é mostrar como eles podem atingir essa meta e quais os efeitos e as consequências dessa conquista. Essa autonomia promove ganhos tantos para os filhos – que desfrutam de maior liberdade –, quanto para os pais – que estimulam a responsabilidade dos jovens.
4. Estimule sua organização
O ambiente de estudos deve ser muito agradável. Pensando nisso, deixe que seu filho escolha quais materiais vai utilizar para estudar determinadas matérias. Deixe também que ele decore sua mesa do modo que preferir, com lembretes, fichas e etc.
5. Estabeleça uma rotina
Combine um horário diário a seguir contando as tarefas e revisões. No começo pode até ser um pouco cansativo, mas com o tempo o corpo vai se acostumando e se adaptando à rotina. Lembre-se que as pausas são importantes para os conteúdos serem fixados.
6. Confira se o estudo está sendo eficiente
Pergunte sempre a seu filho se ele possui alguma dúvida. Peça a ele para que te ensine também, assim ele vai contar tudo o que aprendeu. Dê ferramentas para ele fazer uma pesquisa de qualidade e o deixe pensar durante um tempo antes de explicar e resolver os problemas.
7. Faça passeios culturais
Sempre que tiver um tempo vá a museus, cinemas, teatros e outros eventos que acrescentem a sua bagagem cultural. Procure identificar o que seu filho mais gosta e explore esse universo. Por exemplo, existem pessoas que gostam de Mangá Japonês. Pergunte a ele sobre a história do Japão, guerras e grandes acontecimentos.
A Universidade Estadual de Campinas, mais conhecida como Unicamp, é uma das instituições de ensino…
Quem está começando a se aventurar no mundo dos concursos públicos ou já é concurseiro…
O Natal é uma época mágica: luzes piscando, árvores decoradas, crianças esperançosas e o bom…
Quer entrar na UNB? Então saiba tudo sobre a Universidade de Brasília: cursos, formas de…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…