Filme discute se regimes totalitaristas, como o nazismo, são possíveis na atualidade
A sugestão dessa semana é assistir “A Onda”, um filme que promove uma reflexão importante. Seria possível acontecer uma nova ditadura na Alemanha? Essa mesma pergunta é respondida por alguns alunos de ensino médio que escolheram participar das aulas de autocracia.
O que torna o enredo do longa ainda mais interessante é o fato de ser baseado numa história real. O professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) propõe viver uma experiência de uma semana, na qual ele seria o líder e os alunos seriam os subordinados.
O lema adotado por todos é “disciplina é poder”. Essas três palavras resumem todas as atitudes tomadas a partir daquela manhã. Wenger monta o grupo e pede para que todos marchem. Após alguns questionamentos, todos o obedecem.
Os estudantes procuram um nome para a turma através de uma votação. Eles se denominam como “A Onda” e montam símbolos, saudações e uniforme. Como se já não fosse o bastante, as relações entre os alunos mudam e eles criam uma consciência de grupo considerada perigosa.
Nesse momento fica evidente a falta de questionamento por parte dos integrantes e cumprimento de tudo o que Wenger “sugere”. De forma radical, o filme demonstra como as pessoas reagem em determinados contextos e como suas atitudes podem ganha novas proporções.
A única coisa que podemos adiantar é que a história envolve sangue. Clique aqui e fique por dentro do módulo de nazifascismo.
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul é uma instituição de Ensino Superior de…
Imagine um mundo sem leis, autoridades ou estruturas que guiem a convivência entre as pessoas.…
O Present Continuous é um dos tempos verbais do inglês utilizado para descrever ações que…
Quando falamos de mecânica, polias e roldanas são conceitos que aparecem com frequência. Trata-se de…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma instituição de ensino superior pública e…
Descubra tudo sobre o vestibular UECE 2025 e se prepare para arrasar nas provas e…