Se tem algo que causa ainda muita confusão na cabeça das pessoas é a escrita de numerais, principalmente nas formas por extenso. São raros os momentos em que isso é necessário no dia a dia, o que faz com que fiquemos enferrujados e sujeitos a erros.
Um dos casos mais comuns é o do número 600. Siga a leitura e veja como escrever corretamente por extenso!
A forma correta de se escrever o numeral 600 por extenso é seiscentos, com “s” e “c”. Dessa forma, a grafia “seissentos” está incorreta e não deve ser utilizada.
O numeral cardinal 600 (seiscentos) é o equivalente de seis centenas, ou seis vezes cem. Pode ainda ser lido como seiscentas unidades.
“Seiscentos” pode ainda ser utilizado como um substantivo masculino em referência aos acontecimentos artísticos, culturais e literários que ocorreram no século XVII. Apesar da forma e do significado serem muito pouco usuais, a ortografia admite essa utilização, sendo que, nesse sentido, deve ser grafado com a letra s maiúscula, em Seiscentos.
Uma boa dica para memorizar a forma correta de se escrever 600 por extenso é pensar no seu significado de seis centenas. Dessa maneira, separando a palavra em “seis” e “centos”, entendemos que a junção se refere a seis vezes uma centena (ou um “cento”).
Alguns exemplos da correta utilização do termo “seiscentos”:
E aí, gostou de tirar essa dúvida? Fique por dentro do processo de formação de palavras e saiba mais sobre o assunto! Cadastre-se grátis:
A Universidade Estadual de Campinas, mais conhecida como Unicamp, é uma das instituições de ensino…
Quem está começando a se aventurar no mundo dos concursos públicos ou já é concurseiro…
O Natal é uma época mágica: luzes piscando, árvores decoradas, crianças esperançosas e o bom…
Quer entrar na UNB? Então saiba tudo sobre a Universidade de Brasília: cursos, formas de…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…