Certas palavras acabam ficando com a mesma sonoridade na Língua Portuguesa, caso algumas letras sejam substituídas. Isso é muito comum, principalmente, quando trocamos um “s” por “z”.
Esse tipo de proximidade pode gerar uma série de confusões, principalmente na forma escrita. A palavra arrasou, por exemplo, é escrita com “s” ou com “z”? Arrasou ou arrazou? Quer descobrir? Então continue lendo!
O verbo arrasar, bem como suas variações e conjugações, deve sempre ser escrito com “s”, nunca com “z”. Com a popularização da internet e das redes sociais, algumas palavras passaram a ser grafadas incorretamente, de propósito. São os conhecidos “memes”. E “arrazou”, bem como suas variações (“arraza”, “arrazando”) entram nesta categoria.
Arrasou é a forma conjugada do verbo arrasar, neste caso na terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, conforme pode ser observado na conjugação abaixo:
No caso, o verbo arrasar se refere ao ato de demolir, causar estragos. Pode ainda se referir ao ato de se deprimir, se abater, se abalar, prostrar-se. Além desses, ainda pode significar humilhar, rebaixar alguém, vexar. Por fim, arrasar também tem como significado o ato de ter sucesso, vencer, se destacar.
Abaixo, alguns exemplos do uso de arrasou:
Como foi possível perceber um pouco acima, arrasar possui vários significados, de modo que também tem muitos sinônimos parecidos. Entre as várias descrições, pode ser substituído por: arruinar, demolir, brilhar, abater, humilhar, derrotar, falir, entre outros.
E aí, tirou suas dúvidas? Então fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas e exercícios incríveis para arrasar no português!
Descubra tudo sobre pseudofrutos e se prepare para o ENEM
A Unesp — Universidade Estadual Paulista é uma das faculdades mais renomadas no Brasil. Quer…
A Unesp é uma universidade renomada, preparada para os desafios do mercado de trabalho e…
Entre as grandes universidades públicas do país, explore tudo que você precisa saber sobre a…
A UFPI (Universidade Federal do Piauí) é uma das instituições de ensino superior públicas e…
O garimpo ilegal é a extração de minerais sem as licenças governamentais e ambientais necessárias…