O emprego da crase na Língua Portuguesa é uma das regras que mais causa confusão nas pessoas, mesmo aquelas mais experientes com a escrita. Pela sonoridade ligeiramente diferenciada, muitos não conseguem perceber como empregar o acento e nem mesmo se ele está fazendo alguma diferença.
As palavras atoa e à toa são um exemplo disso. Além disso, ainda causam mais estranheza pela grafia junta ou separada. Quer saber como escrevê-las corretamente? Prossiga na leitura!
A única forma de se escrever essa palavra é à toa, separado e com crase no “a”. Antigamente, a palavra era grafada com hífen (“à-toa”), mas isso foi eliminado com as mudanças trazidas pelo Novo Acordo Ortográfico de 2009.
Antigamente, com a grafia com hífen, a palavra tinha dois significados: à toa era uma locução adverbial e à-toa era um adjetivo, sendo que eram utilizadas em situações diferentes.
Porém, com a eliminação da grafia com hífen, o termo à toa passou a assumir ambos os sentidos. Assim, pode se referir, como locução adverbial, ao acaso, a algum inútil, sem fundamento, sem motivo. Como um adjetivo, à toa é utilizada para alguém ou alguma coisa irrefletida, desocupada.
À toa é uma expressão recorrentemente utilizada pelos falantes da Língua Portuguesa. Desse modo, dificilmente as pessoas tendem a substituí-la por algum sinônimo, mas eles existem e podem ser: facilmente, fácil, insignificante, sem motivo, pífio, passageiro, entre muitos outros com mesmo sentido.
Curtiu o post? Tirou suas dúvidas? Então fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Não fique à toa e vá logo conferir nossas videoaulas e exercícios incríveis para ficar fera no português! Cadastre-se:
Já pensou em fazer sua graduação fora do Brasil, mas não sabe como? Nos últimos…
Imagine poder fazer seu curso de Ensino Superior em uma das melhores universidades do nordeste…
Se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode parecer um grande desafio,…
A estratificação social é um fenômeno presente em todas as sociedades e se manifesta de…
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma referência nacional em educação, pesquisa e…
A Literatura de Cordel é uma das manifestações culturais mais ricas e autênticas do Brasil,…