O uso de “S” ou “Z” nas palavras gera muitas dúvidas entre os falantes da língua portuguesa. As palavras “atrás” e “atraz” são um exemplo disso, já que têm a mesma sonoridade.
Quer saber qual o jeito certo de escrever para não pagar mico? Então continue lendo este post!
A forma correta de se escrever a palavra é “atrás”, com “S” no final e acento agudo no “a”. A palavra “atraz”, com “z” no final, está incorreta e não deve ser utilizada.
A palavra “atrás” é um advérbio de lugar, que indica algo ou alguém que está em posição posterior ou inferior. Também pode fazer referência a lugar ou tempo já passado. Atrás também indica alguém que, em determinado momento, se encontra no encalço, perseguindo outro.
Como explicamos, a palavra “atraz”, grafada com z, não existe e não deve ser utilizada. Entretanto, o verbo “trazer” tem conjugação em terceira pessoa do singular do presente do indicativo como “traz”, além de ter a mesma flexão na segunda pessoa do singular do imperativo.
Agora, alguns exemplos de aplicação da palavra “atrás”:
A palavra “atrás” tem como origem a expressão em latim ad trans, da qual herdou a grafia final com “S” e não “Z”. Dessa forma, todas as palavras cognatas de atrás também deverão ser escritas com “S” no final, como:
Curtiu nossas dicas? Então fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas e exercícios incríveis para ficar fera no português! cadastre-se grátis:
Descubra tudo sobre pseudofrutos e se prepare para o ENEM
A Unesp — Universidade Estadual Paulista é uma das faculdades mais renomadas no Brasil. Quer…
A Unesp é uma universidade renomada, preparada para os desafios do mercado de trabalho e…
Entre as grandes universidades públicas do país, explore tudo que você precisa saber sobre a…
A UFPI (Universidade Federal do Piauí) é uma das instituições de ensino superior públicas e…
O garimpo ilegal é a extração de minerais sem as licenças governamentais e ambientais necessárias…