Graças ao Novo Acordo Ortográfico, muita gente se pergunta qual a grafia correta de algumas palavras. Isso acontece principalmente quando elas eram grafadas com hífen. Por serem várias as novas regras, é difícil saber se o hífen sai ou continua.
E isso se agrava ainda mais, uma vez que existem inúmeras exceções. Esse é o caso de benvindo ou bem-vindo. Como escrever?
A expressão correta, como uma saudação agradável, é grafada com o hífen: bem-vindo. Esse é um dos casos que se configuram como exceção na nova ortografia, já que aqui o hífen não foi extinto.
É possível flexionar a palavra de acordo com gênero e número, sempre concordando com o sujeito a quem são direcionadas as saudações:
Já a palavra Benvindo existe, mas na verdade se refere a um substantivo próprio. Ou seja, Benvindo (ou Benvinda) pode ser um nome ou sobrenome. Por serem nomes próprios, Benvindo e Benvinda devem, sempre, ser grafados com letra maiúscula. Alguns exemplos de uso:
Bem-vindo é uma expressão de saudação, acolhimento. Funciona, nesse caso, como um adjetivo ou como uma interjeição. Apesar das diferenças de aplicação, a intenção costuma ser praticamente a mesma. Vale lembrar que a aplicação como adjetivo transfere para o substantivo um significado de que o mesmo é bem recebido. Já a interjeição é uma expressão de saudação.
Quer saber mais sobre essas regras de gramática? Então assista às videoaulas completas da plataforma Stoodi! Cadastre-se:
A Universidade Estadual de Campinas, mais conhecida como Unicamp, é uma das instituições de ensino…
Quem está começando a se aventurar no mundo dos concursos públicos ou já é concurseiro…
O Natal é uma época mágica: luzes piscando, árvores decoradas, crianças esperançosas e o bom…
Quer entrar na UNB? Então saiba tudo sobre a Universidade de Brasília: cursos, formas de…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…