Graças ao Novo Acordo Ortográfico, muita gente se pergunta qual a grafia correta de algumas palavras. Isso acontece principalmente quando elas eram grafadas com hífen. Por serem várias as novas regras, é difícil saber se o hífen sai ou continua.
E isso se agrava ainda mais, uma vez que existem inúmeras exceções. Esse é o caso de benvindo ou bem-vindo. Como escrever?
A expressão correta, como uma saudação agradável, é grafada com o hífen: bem-vindo. Esse é um dos casos que se configuram como exceção na nova ortografia, já que aqui o hífen não foi extinto.
É possível flexionar a palavra de acordo com gênero e número, sempre concordando com o sujeito a quem são direcionadas as saudações:
Já a palavra Benvindo existe, mas na verdade se refere a um substantivo próprio. Ou seja, Benvindo (ou Benvinda) pode ser um nome ou sobrenome. Por serem nomes próprios, Benvindo e Benvinda devem, sempre, ser grafados com letra maiúscula. Alguns exemplos de uso:
Bem-vindo é uma expressão de saudação, acolhimento. Funciona, nesse caso, como um adjetivo ou como uma interjeição. Apesar das diferenças de aplicação, a intenção costuma ser praticamente a mesma. Vale lembrar que a aplicação como adjetivo transfere para o substantivo um significado de que o mesmo é bem recebido. Já a interjeição é uma expressão de saudação.
Quer saber mais sobre essas regras de gramática? Então assista às videoaulas completas da plataforma Stoodi! Cadastre-se:
Já pensou em fazer sua graduação fora do Brasil, mas não sabe como? Nos últimos…
Imagine poder fazer seu curso de Ensino Superior em uma das melhores universidades do nordeste…
Se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode parecer um grande desafio,…
A estratificação social é um fenômeno presente em todas as sociedades e se manifesta de…
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma referência nacional em educação, pesquisa e…
A Literatura de Cordel é uma das manifestações culturais mais ricas e autênticas do Brasil,…