Na língua portuguesa, muitas palavras causam confusão, principalmente quando há dúvida se são escritas como “S” ou “C”. Com a mesma sonoridade, as palavras “cedo” e “sedo” são exemplos disso.
Neste post, ensinamos você como usar cada uma delas. Confira!
Ambas as palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Por mais estranho que possa parecer, “sedo” grafado com “S” existe e pode ser utilizado, observando-se a aplicação correta.
“Sedo” nada mais é que a conjugação verbal do verbo “sedar”, na primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Deve ser pronunciado com a vogal tônica aberta (é), “eu sedo”. Abaixo, a conjugação completa do verbo sedar:
O verbo “sedar” tem como origem a palavra em latim sedare, e significa acalmar, tranquilizar por meio de aplicação de sedativo. Em construção com o substantivo “seda”, sinônimo de assedar, pode significar tornar algo macio como seda.
Já “cedo”, grafado com “C”, pode ter também dois significados distintos. Como um advérbio indicativo de tempo, antecedência e rapidez. Deve ser utilizado sempre que se pretender se referir a algo realizado prematuramente.
Pode, ainda, ser uma forma verbal do verbo “ceder”, na primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Pronuncia-se com vogal fechada (ê). Refere-se ao ato de abrir mão de algo ou, então, a algo que perdeu força.
Curtiu nossas dicas? Então fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas e exercícios incríveis para ficar fera no português! Cadastre-se grátis:
Se você já passou horas estudando e, dias depois, percebeu que esqueceu quase tudo, saiba…
O vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está entre os mais disputados do país.…
Estudar para o Enem e vestibulares exige estratégia, o que também envolve aprender o máximo…
Se você está buscando informações completas sobre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), chegou ao…
Você já ouviu falar na geração de 1945? Essa fase marca um novo momento da…
Se você é um candidato para vagas no Ensino Superior no próximo ano, um dos…