Na língua portuguesa, muitas palavras causam confusão, principalmente quando há dúvida se são escritas como “S” ou “C”. Com a mesma sonoridade, as palavras “cedo” e “sedo” são exemplos disso.
Neste post, ensinamos você como usar cada uma delas. Confira!
Ambas as palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Por mais estranho que possa parecer, “sedo” grafado com “S” existe e pode ser utilizado, observando-se a aplicação correta.
“Sedo” nada mais é que a conjugação verbal do verbo “sedar”, na primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Deve ser pronunciado com a vogal tônica aberta (é), “eu sedo”. Abaixo, a conjugação completa do verbo sedar:
O verbo “sedar” tem como origem a palavra em latim sedare, e significa acalmar, tranquilizar por meio de aplicação de sedativo. Em construção com o substantivo “seda”, sinônimo de assedar, pode significar tornar algo macio como seda.
Já “cedo”, grafado com “C”, pode ter também dois significados distintos. Como um advérbio indicativo de tempo, antecedência e rapidez. Deve ser utilizado sempre que se pretender se referir a algo realizado prematuramente.
Pode, ainda, ser uma forma verbal do verbo “ceder”, na primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Pronuncia-se com vogal fechada (ê). Refere-se ao ato de abrir mão de algo ou, então, a algo que perdeu força.
Curtiu nossas dicas? Então fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas e exercícios incríveis para ficar fera no português! Cadastre-se grátis:
Você está pensando em fazer uma graduação em uma Universidade Federal reconhecida por sua excelência…
O número atômico é um dos conceitos mais importantes em química, pois é ele que…
Aprender de forma eficiente é um desafio para muitos estudantes, especialmente aqueles que se preparam…
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é uma das instituições de ensino superior mais renomadas…
Você sonha entrar em uma universidade pública, mas tem dificuldades de fazer um curso presencial…
O universo, com sua vastidão de estrelas, galáxias e mistérios, sempre despertou a curiosidade humana.…