Demais ou de mais são expressões corretas, ambas aplicáveis na Língua Portuguesa. Embora possam causar uma boa dose de confusão para muita gente, é completamente possível diferenciar o tipo de situação em que cada uma deve ser utilizada. Confira!
Quando recorremos à Gramática, é possível observar que, mesmo sendo palavras muito parecidas entre si, a aplicação é distinta. Demais, grafada em uma só palavra, é um advérbio de intensidade, indicando exagero, excesso.
Já de mais, grafada separadamente, é uma locução adverbial que transmite uma ideia de quantificação. Mostra quantidade e/ou intensidade de substantivos e pronomes.
Na ideia de ser um advérbio de intensidade, demais pode ser substituído por alguns sinônimos, como muito, em excesso, além da conta e demasiadamente.
Já a expressão de mais, com sua grafia separada, é utilizada para transmitir noções de quantidade. É, geralmente, acompanhada de um substantivo. Além disso, é sinônima de a mais e antônima de de menos.
Além dos exemplos acima, de mais pode ser utilizada apenas como uma sequência de palavras (preposição de + pronome mais), sem valor semântico conjunto:
Quer treinar seu português? Então confira o banco de exercícios do Stoodi! Para ficar por dentro de outras matérias e arrasar no Enem, aprenda com nosso Plano de Estudos!
A Universidade Estadual de Campinas, mais conhecida como Unicamp, é uma das instituições de ensino…
Quem está começando a se aventurar no mundo dos concursos públicos ou já é concurseiro…
O Natal é uma época mágica: luzes piscando, árvores decoradas, crianças esperançosas e o bom…
Quer entrar na UNB? Então saiba tudo sobre a Universidade de Brasília: cursos, formas de…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…