Demais ou de mais são expressões corretas, ambas aplicáveis na Língua Portuguesa. Embora possam causar uma boa dose de confusão para muita gente, é completamente possível diferenciar o tipo de situação em que cada uma deve ser utilizada. Confira!
Quando recorremos à Gramática, é possível observar que, mesmo sendo palavras muito parecidas entre si, a aplicação é distinta. Demais, grafada em uma só palavra, é um advérbio de intensidade, indicando exagero, excesso.
Já de mais, grafada separadamente, é uma locução adverbial que transmite uma ideia de quantificação. Mostra quantidade e/ou intensidade de substantivos e pronomes.
Na ideia de ser um advérbio de intensidade, demais pode ser substituído por alguns sinônimos, como muito, em excesso, além da conta e demasiadamente.
Já a expressão de mais, com sua grafia separada, é utilizada para transmitir noções de quantidade. É, geralmente, acompanhada de um substantivo. Além disso, é sinônima de a mais e antônima de de menos.
Além dos exemplos acima, de mais pode ser utilizada apenas como uma sequência de palavras (preposição de + pronome mais), sem valor semântico conjunto:
Quer treinar seu português? Então confira o banco de exercícios do Stoodi! Para ficar por dentro de outras matérias e arrasar no Enem, aprenda com nosso Plano de Estudos!
Já pensou em fazer sua graduação fora do Brasil, mas não sabe como? Nos últimos…
Imagine poder fazer seu curso de Ensino Superior em uma das melhores universidades do nordeste…
Se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode parecer um grande desafio,…
A estratificação social é um fenômeno presente em todas as sociedades e se manifesta de…
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma referência nacional em educação, pesquisa e…
A Literatura de Cordel é uma das manifestações culturais mais ricas e autênticas do Brasil,…