Demais ou de mais são expressões corretas, ambas aplicáveis na Língua Portuguesa. Embora possam causar uma boa dose de confusão para muita gente, é completamente possível diferenciar o tipo de situação em que cada uma deve ser utilizada. Confira!
Quando recorremos à Gramática, é possível observar que, mesmo sendo palavras muito parecidas entre si, a aplicação é distinta. Demais, grafada em uma só palavra, é um advérbio de intensidade, indicando exagero, excesso.
Já de mais, grafada separadamente, é uma locução adverbial que transmite uma ideia de quantificação. Mostra quantidade e/ou intensidade de substantivos e pronomes.
Na ideia de ser um advérbio de intensidade, demais pode ser substituído por alguns sinônimos, como muito, em excesso, além da conta e demasiadamente.
Já a expressão de mais, com sua grafia separada, é utilizada para transmitir noções de quantidade. É, geralmente, acompanhada de um substantivo. Além disso, é sinônima de a mais e antônima de de menos.
Além dos exemplos acima, de mais pode ser utilizada apenas como uma sequência de palavras (preposição de + pronome mais), sem valor semântico conjunto:
Quer treinar seu português? Então confira o banco de exercícios do Stoodi! Para ficar por dentro de outras matérias e arrasar no Enem, aprenda com nosso Plano de Estudos!
O vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está entre os mais disputados do país.…
Estudar para o Enem e vestibulares exige estratégia, o que também envolve aprender o máximo…
Se você está buscando informações completas sobre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), chegou ao…
Você já ouviu falar na geração de 1945? Essa fase marca um novo momento da…
Se você é um candidato para vagas no Ensino Superior no próximo ano, um dos…
Foi num cenário marcado pela censura religiosa, pela força do absolutismo e pelo domínio do…