Algumas palavras na língua portuguesa, como os pronomes demonstrativos “desta” ou “dessa” causam muita confusão entre as pessoas. Nem todo mundo sabe quando utilizar uma forma ou a outra, ficando passível a erros. Apesar disso, ambas as grafias existem e estão corretas, sendo necessário entender apenas quando utilizá-las.
Quer saber o que cada uma significa e como devem ser usadas? Confira a seguir!
As palavras “dessa” e “desta” são contrações da preposição “de” com pronomes demonstrativos “essa” ou “esta”. Os pronomes demonstrativos são responsáveis por situar algo ou alguém no tempo, espaço e no próprio discurso em relação aos sujeitos do discurso. Nesse caso, quem fala (esta) ou com quem se fala (essa).
Apesar de serem palavras parecidas entre si, “desta” e “dessa” devem ser utilizadas em situações diferentes, pois se distinguem com relação a uma questão de referência de tempo e espaço.
“Dessa” é utilizado quando demonstramos algo que seja relativo a alguém que se encontra longe da pessoa que fala. Também pode ser utilizado quando o termo a que se referir estiver em um tempo passado se relacionado à pessoa que fala. Nesse caso, quando o termo já tiver sido mencionado no discurso.
Já o termo “desta” é utilizado quando demonstramos algo que seja relativo ou esteja próximo à pessoa que fala. Também pode ser utilizado quando nos referimos a algo que esteja no tempo presente em relação ao que fala, para referir o que será mencionado no discurso.
Agora que você já sabe utilizar corretamente os termos “desta” e “dessa”, que tal conferir como escreve o verbo quiser! Veja agora para não errar mais.
Confira também nossas videoaulas de gramática sobre pronomes! Cadastre-se grátis:
Descubra tudo sobre pseudofrutos e se prepare para o ENEM
A Unesp — Universidade Estadual Paulista é uma das faculdades mais renomadas no Brasil. Quer…
A Unesp é uma universidade renomada, preparada para os desafios do mercado de trabalho e…
Entre as grandes universidades públicas do país, explore tudo que você precisa saber sobre a…
A UFPI (Universidade Federal do Piauí) é uma das instituições de ensino superior públicas e…
O garimpo ilegal é a extração de minerais sem as licenças governamentais e ambientais necessárias…