Um caso muito comum de confusão na língua portuguesa é o correto uso dos termos “história” e “estória”. Algum deles está errado? É preciso acentuar ambos? Quando utilizá-los corretamente?
Quer descobrir? Então continue lendo o post para saber mais!
Socialmente, a palavra mais aceita e correta é “história”, de modo que deve ser utilizada preferencialmente. Apesar de aparecer em dicionários e até mesmo no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras, o termo “estória” não é considerado uma unanimidade.
Alguns estudiosos defendem a utilização de “história” para narrar fatos reais e documentados, que digam respeito ao passado da humanidade. Em contrapartida, o termo “estória” deveria ser usado para a narração de ficção e fatos imaginários.
Entretanto, outros acadêmicos defendem o banimento da palavra “estória”, já que “história” é um termo que pode e deve abranger ambos os significados. Dessa forma, a grafia “estória” seria desnecessária.
Ambos os termos possuem origem na palavra grega historía. Além disso, a palavra “estória” tem forte influência do termo em inglês story, que traz o significado de ficção, uma vez que a língua inglesa possui clara diferenciação (“story” e “History”).
A grafia correta da palavra “história” é com acento agudo no “o”, sendo que a não acentuação está incorreta.
Apesar de algumas pessoas defenderem que o termo “estória” deva cair em desuso, muitos ainda consideram a utilização como forma de distinguir fatos reais (história) de ficção (estória).
De todo modo, caso ocorra a opção pela utilização do termo, ele sempre deverá ser acentuado.
Agora que você já sabe a diferença entre história e estória, que tal conferir nossas videoaulas de gramática? Aproveite também para ler mais artigos como esse no Blog do Stoodi!
Descubra tudo sobre pseudofrutos e se prepare para o ENEM
A Unesp — Universidade Estadual Paulista é uma das faculdades mais renomadas no Brasil. Quer…
A Unesp é uma universidade renomada, preparada para os desafios do mercado de trabalho e…
Entre as grandes universidades públicas do país, explore tudo que você precisa saber sobre a…
A UFPI (Universidade Federal do Piauí) é uma das instituições de ensino superior públicas e…
O garimpo ilegal é a extração de minerais sem as licenças governamentais e ambientais necessárias…