A inequação é um sistema matemático que representa uma desigualdade, além de conter uma incógnita. Por ser mais complexa e envolver conhecimentos aprofundados de matemática, é um assunto comum de ser cobrado no vestibular.
Pensando em ajudá-lo a conquistar uma boa nota nas provas, nós desenvolvemos este artigo com as principais informações sobre inequações e como resolvê-las. Confira!
Em qualquer inequação, utilizamos diversos símbolos, como:
Esses símbolos fazem parte de todas as sentenças, caracterizando então diversas formas de resolução para cada tipo de inequação. A seguir, você pode conferir as mais frequentes no vestibular.
A inequação de 1° grau é caracterizada por apresentar somente uma incógnita no sistema, sendo que o seu maior expoente é 1. Assim, elas podem ser resolvidas da mesma forma que uma equação de 1° grau sem o símbolo de desigualdade, isto é, seguindo o símbolo fornecido pelo sistema.
A inequação de 2° grau segue a mesma regra da anterior, sendo que uma das incógnitas apresenta expoente igual a dois. Assim, para resolvê-las é necessário seguir a equação de 2° grau, alterando o sinal para desigualdade.
Você sabia que a realização de exercícios é uma etapa fundamental durante os estudos pré-vestibular? A seguir, você pode conferir uma questão da FUVEST relacionada a inequações de 1° grau para treinar e se familiarizar com o conteúdo:
(FUVEST 2008) Por recomendação médica, uma pessoa deve fazer, durante um curto período, dieta alimentar que lhe garanta um mínimo diário de 7 miligramas de vitamina A e 60 microgramas de vitamina D, alimentando-se exclusivamente de um iogurte especial e de uma mistura de cereais, acomodada em pacotes.
Cada litro do iogurte fornece 1 miligrama de vitamina A e 20 microgramas de vitamina D. Cada pacote de cereais fornece 3 miligramas de vitamina A e 15 microgramas de vitamina D.
Consumindo x litros de iogurte e y pacotes de cereais diariamente, a pessoa terá certeza de estar cumprindo a dieta se:
a) x + 3y ≥ 7 e 20x + 15y ≥ 60
b) x + 3y ≤ 7 e 20x + 15y ≤ 60
c) x + 20y ≥ 7 e 3x + 15y ≥ 60
d) x + 20y ≤ 7 e 3x + 15y ≤ 60
e) x + 15y ≥ 7 e 3x + 20y ≥ 60
Quando a incógnita da inequação aparece no expoente de um coeficiente, ela caracteriza a inequação exponencial. Assim, para resolvê-la é necessário realizar a potenciação para tirar a incógnita da sua posição inicial.
Você percebe como estudar sobre inequações é um passo importante no seu roteiro de estudo? Aprendendo sobre inequação, você se torna capaz de aprimorar suas habilidades matemáticas e ter resultados cada vez melhores no vestibular.
Aproveite para realizar nossos exercícios e aprofundar ainda mais seus conhecimentos!
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…