A confusão entre as consoantes G e J é muito frequente na língua portuguesa e isso se deve ao fato de que ambas formam o mesmo fonema quando integram sílabas compostas pelas vogais E ou I.
É o que acontece com a palavra “jeito”: seria ela escrita com J ou G?
Confira!
O substantivo masculino “jeito” é uma palavra também suscetível a muitos erros ortográficos. Isso se justifica pela homofonia das consoantes G e J. E nesse caso, é importante saber que a escrita correta é a que usa o J; “geito” não existe na língua portuguesa.
No nosso idioma, o substantivo “jeito” pode apresentar diferentes significados e o principal deles é quando queremos nos referir à capacidade, disposição, aparência de algo ou alguém. Contudo, ele também pode expressar a ideia de arrumação, predisposição para algo ou uma solução.
Ele ainda pode ser interpretado como uma forma de lidar ou conduzir as coisas, bem como a maneira correta de executar determinadas ações.
A raiz etimológica da palavra “jeito”, isto é, a sua origem, está na palavra latina jactus, que representa a ação de jogar, lançar, atirar.
Gostou do artigo? Agora que você aprendeu algumas dicas importantes, cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite os exercícios e videoaulas que temos a oferecer!
Já pensou em fazer sua graduação fora do Brasil, mas não sabe como? Nos últimos…
Imagine poder fazer seu curso de Ensino Superior em uma das melhores universidades do nordeste…
Se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode parecer um grande desafio,…
A estratificação social é um fenômeno presente em todas as sociedades e se manifesta de…
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma referência nacional em educação, pesquisa e…
A Literatura de Cordel é uma das manifestações culturais mais ricas e autênticas do Brasil,…