É muito comum encontrarmos aplicações incorretas para vários termos parecidos da língua portuguesa. Nesse caso, as pessoas tendem a se confundir entre palavras semelhantes, de sonoridade próxima, e acabam cometendo erros graves.
Sem dúvidas você já se deparou com uma situação de uso incorreto dos termos “mas” e “mais”. Quer saber como utilizá-los corretamente? Então, continue lendo o post!
As duas palavras, “mas” e “mais”, estão corretas e existem na língua portuguesa. Entretanto, possuem significados completamente diferentes, não podendo ser utilizadas uma no lugar da outra.
Neste caso, “mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento. Portanto, um termo jamais deve ser substituído pelo outro, o que muitas vezes acontece, erroneamente.
O significado do termo “mais” é trazer a ideia de maior quantidade, aumento, excesso. Pode ser considerado aqui uma conjunção, um substantivo, um advérbio de intensidade, uma preposição e até mesmo um pronome indefinido, dependendo da sua utilização.
Abaixo, alguns exemplos do correto uso da palavra “mais”:
Já o termo “mas” é utilizado como conjunção adversativa. Seu significado carrega uma ideia de oposição, sendo sinônimo de outras conjunções como “porém”, “todavia” ou “contudo”. Também pode ser entendido como substantivo, carregando uma ideia de defeito, ou como advérbio, dando ênfase a uma afirmação.
Abaixo, alguns exemplos do correto uso da palavra “mas”:
Entendeu agora a diferença entre “mas” e “mais”? Então não deixe conferir nossas videoaulas resolver nossos exercícios de gramática!
O vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está entre os mais disputados do país.…
Estudar para o Enem e vestibulares exige estratégia, o que também envolve aprender o máximo…
Se você está buscando informações completas sobre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), chegou ao…
Você já ouviu falar na geração de 1945? Essa fase marca um novo momento da…
Se você é um candidato para vagas no Ensino Superior no próximo ano, um dos…
Foi num cenário marcado pela censura religiosa, pela força do absolutismo e pelo domínio do…