A Universidade de São Paulo compartilha com a Unesp e a Unicamp o título de “três grandes universidades de SP”. Ela conta com campi espalhados por 10 cidades paulistas e tem mais de 90 mil estudantes, se somarmos os da graduação e da pós-graduação.
A Universidade Estadual Paulista é uma das três grandes faculdades do estado de São Paulo. Atualmente, ela possui campi em mais de 20 cidades e tem mais de 50 mil alunos, contemplando tanto os cursos de pós-graduação, quanto os de graduação.
Agora, chegou o momento da gente aprender um pouco sobre os vestibulares das instituições!
Começaremos a nossa explicação pelo vestibular da Unesp. Ele é dividido em duas etapas, sendo ambas eliminatórias e classificatórias. Vixe! A boa notícia é que ambas trazem perguntas de múltipla escolha. Sem dissertativas por aqui!
Na primeira fase, são 90 questões. Elas são divididas em blocos — Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza + Matemática —, cada um deles com 30 perguntas.
A segunda fase também traz os blocos, mas dessa vez são apenas 60 questões. Além delas, o estudante precisará fazer uma redação. Os dois dias de prova oferecem 5 horas para resolução de tudo. Então, pratique com o tempo marcado no relógio!
Agora, é hora de falarmos sobre o vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular). Essa prova também é aplicada em duas fases. O diferencial está na presença de questões dissertativas na segunda etapa do exame para a USP.
Na primeira fase, também temos 90 questões objetivas. No entanto, elas são divididas mais ou menos de forma igual — com cerca de 10 exercícios para cada matéria. Porém, Inglês tem menos questões e Língua Portuguesa, mais.
Na segunda fase, a prova é aplicada em dois dias. O primeiro traz 10 questões de Língua Portuguesa e Literatura, além de uma redação. No segundo, são 12 questões sobre as matérias específicas do curso. No caso de Medicina, elas são Biologia, Química e Física. É preciso estudar muito para ir bem!
Agora, é hora de conhecer as notas de corte dos vestibulares USP e Unesp para Medicina em 2022, na primeira etapa do processo seletivo.
Na Unesp, os candidatos sem cotas precisaram acertar 78 questões para passar para a segunda fase. Já os que tinham direitos às cotas, 62.
Para Medicina na USP, as notas de corte foram:
Lembrando que PPI é a sigla para “pretos, pardos e indígenas”, enquanto EP corresponde ao termo “escola pública”. AP, por sua vez, significa “ampla concorrência”.
Ambas faculdades têm foco em qualificação, pesquisa e humanização. A inovação também é uma palavra-chave para os cursos, que busca trazer embasamento prático e teórico para os seus discentes, além de oferecer projetos de extensão que otimizam a experiência acadêmica. Saiba mais conferindo os documentos abaixo:
Conhecer a nota do MEC (Ministério da Educação) é algo muito importante. Essa é uma pontuação obtida por meio de exames aplicados aos estudantes — o Enade, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes —, visitas técnicas e análise da metodologia de ensino e infraestrutura, entre outros.
O curso de Medicina da USP não participou da última edição do Enade e, por isso, não há notas divulgadas para a graduação. Apesar disso, ela está ativa e figura facilmente entre as melhores do mundo em seu setor.
A Unesp, no entanto, participou do Enade 2019, obtendo a pontuação máxima, ou seja, 5. O Conceito Parcial de Curso (CPC) da instituição, que leva em conta outros aspectos para a elaboração da nota, foi de 4.
É possível ter acesso a essas informações no portal e-MEC. Dê uma conferida e sempre o utilize em suas pesquisas sobre as faculdades que pretende prestar!
Veja, agora, algumas das disciplinas dos cursos de Medicina na USP e Unesp!
Descubra algumas das matérias estudadas em Medicina na USP:
Confira, a seguir, a grade curricular do curso de Medicina da USP no campus Pinheiros (São Paulo): clique aqui.
As disciplinas da Unesp também seguem a mesma lógica: começam pela base e vão se aprofundando com o passar dos anos. O curso também tem duração de 6 anos e algumas das matérias estudadas serão:
Confira a grade curricular completa clicando aqui.
O curso de Medicina na Unesp está localizado na cidade de Botucatu.
Já os cursos da USP são ofertados em três campi: São Paulo (capital), Ribeirão Preto e o mais recentemente inaugurado, Bauru.
É preciso somar uma série de fatores, como:
Para ter acesso a tudo isso de forma organizada, simples e com um aprendizado que vai desde a base até o aprofundamento necessário para um vestibulando de Medicina, conte com a gente! O nosso plano exclusivo para futuros médicos, o StoodiMed, traz diferenciais que o deixarão na porta da aprovação. Basta entrar!
Como já podemos perceber, saber se o melhor é cursar USP ou Unesp não é uma tarefa tão simples assim. Uma boa dica é prestar vestibular para as duas instituições, aumentando as suas chances de conquistar a sua tão sonhada vaga em uma ótima faculdade de Medicina.
Antes de fechar a janela, aproveite e dê uma olhadinha em como funciona o Plano de Estudos do Stoodi. Essa é uma ferramenta que pode ajudá-lo a conseguir a sua aprovação. E não se esqueça de que também contamos com um plano exclusivo para você, hein? Pode contar com a gente!
O Natal é uma época mágica: luzes piscando, árvores decoradas, crianças esperançosas e o bom…
Quer entrar na UNB? Então saiba tudo sobre a Universidade de Brasília: cursos, formas de…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…