A Universidade de São Paulo compartilha com a Unesp e a Unicamp o título de “três grandes universidades de SP”. Ela conta com campi espalhados por 10 cidades paulistas e tem mais de 90 mil estudantes, se somarmos os da graduação e da pós-graduação.
A Universidade Estadual Paulista é uma das três grandes faculdades do estado de São Paulo. Atualmente, ela possui campi em mais de 20 cidades e tem mais de 50 mil alunos, contemplando tanto os cursos de pós-graduação, quanto os de graduação.
Agora, chegou o momento da gente aprender um pouco sobre os vestibulares das instituições!
Começaremos a nossa explicação pelo vestibular da Unesp. Ele é dividido em duas etapas, sendo ambas eliminatórias e classificatórias. Vixe! A boa notícia é que ambas trazem perguntas de múltipla escolha. Sem dissertativas por aqui!
Na primeira fase, são 90 questões. Elas são divididas em blocos — Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza + Matemática —, cada um deles com 30 perguntas.
A segunda fase também traz os blocos, mas dessa vez são apenas 60 questões. Além delas, o estudante precisará fazer uma redação. Os dois dias de prova oferecem 5 horas para resolução de tudo. Então, pratique com o tempo marcado no relógio!
Agora, é hora de falarmos sobre o vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular). Essa prova também é aplicada em duas fases. O diferencial está na presença de questões dissertativas na segunda etapa do exame para a USP.
Na primeira fase, também temos 90 questões objetivas. No entanto, elas são divididas mais ou menos de forma igual — com cerca de 10 exercícios para cada matéria. Porém, Inglês tem menos questões e Língua Portuguesa, mais.
Na segunda fase, a prova é aplicada em dois dias. O primeiro traz 10 questões de Língua Portuguesa e Literatura, além de uma redação. No segundo, são 12 questões sobre as matérias específicas do curso. No caso de Medicina, elas são Biologia, Química e Física. É preciso estudar muito para ir bem!
Agora, é hora de conhecer as notas de corte dos vestibulares USP e Unesp para Medicina em 2022, na primeira etapa do processo seletivo.
Na Unesp, os candidatos sem cotas precisaram acertar 78 questões para passar para a segunda fase. Já os que tinham direitos às cotas, 62.
Para Medicina na USP, as notas de corte foram:
Lembrando que PPI é a sigla para “pretos, pardos e indígenas”, enquanto EP corresponde ao termo “escola pública”. AP, por sua vez, significa “ampla concorrência”.
Ambas faculdades têm foco em qualificação, pesquisa e humanização. A inovação também é uma palavra-chave para os cursos, que busca trazer embasamento prático e teórico para os seus discentes, além de oferecer projetos de extensão que otimizam a experiência acadêmica. Saiba mais conferindo os documentos abaixo:
Conhecer a nota do MEC (Ministério da Educação) é algo muito importante. Essa é uma pontuação obtida por meio de exames aplicados aos estudantes — o Enade, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes —, visitas técnicas e análise da metodologia de ensino e infraestrutura, entre outros.
O curso de Medicina da USP não participou da última edição do Enade e, por isso, não há notas divulgadas para a graduação. Apesar disso, ela está ativa e figura facilmente entre as melhores do mundo em seu setor.
A Unesp, no entanto, participou do Enade 2019, obtendo a pontuação máxima, ou seja, 5. O Conceito Parcial de Curso (CPC) da instituição, que leva em conta outros aspectos para a elaboração da nota, foi de 4.
É possível ter acesso a essas informações no portal e-MEC. Dê uma conferida e sempre o utilize em suas pesquisas sobre as faculdades que pretende prestar!
Veja, agora, algumas das disciplinas dos cursos de Medicina na USP e Unesp!
Descubra algumas das matérias estudadas em Medicina na USP:
Confira, a seguir, a grade curricular do curso de Medicina da USP no campus Pinheiros (São Paulo): clique aqui.
As disciplinas da Unesp também seguem a mesma lógica: começam pela base e vão se aprofundando com o passar dos anos. O curso também tem duração de 6 anos e algumas das matérias estudadas serão:
Confira a grade curricular completa clicando aqui.
O curso de Medicina na Unesp está localizado na cidade de Botucatu.
Já os cursos da USP são ofertados em três campi: São Paulo (capital), Ribeirão Preto e o mais recentemente inaugurado, Bauru.
É preciso somar uma série de fatores, como:
Para ter acesso a tudo isso de forma organizada, simples e com um aprendizado que vai desde a base até o aprofundamento necessário para um vestibulando de Medicina, conte com a gente! O nosso plano exclusivo para futuros médicos, o StoodiMed, traz diferenciais que o deixarão na porta da aprovação. Basta entrar!
Como já podemos perceber, saber se o melhor é cursar USP ou Unesp não é uma tarefa tão simples assim. Uma boa dica é prestar vestibular para as duas instituições, aumentando as suas chances de conquistar a sua tão sonhada vaga em uma ótima faculdade de Medicina.
Antes de fechar a janela, aproveite e dê uma olhadinha em como funciona o Plano de Estudos do Stoodi. Essa é uma ferramenta que pode ajudá-lo a conseguir a sua aprovação. E não se esqueça de que também contamos com um plano exclusivo para você, hein? Pode contar com a gente!
Já pensou em fazer sua graduação fora do Brasil, mas não sabe como? Nos últimos…
Imagine poder fazer seu curso de Ensino Superior em uma das melhores universidades do nordeste…
Se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode parecer um grande desafio,…
A estratificação social é um fenômeno presente em todas as sociedades e se manifesta de…
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma referência nacional em educação, pesquisa e…
A Literatura de Cordel é uma das manifestações culturais mais ricas e autênticas do Brasil,…