As palavras meio e meia costumam causar uma certa dúvida na vida do estudante. Isso porque existem algumas regrinhas para utilizar esses termos. “Mas professor, falar meia não é errado? ”. Bom, não é muito bem assim.
A palavra meio pode ser variável ou invariável, tudo vai depender da condição e sentido que ela se refere – em alguns casos pode ser flexionada no feminino e em outros permanece apenas no masculino.
Ou seja, as duas formas de escritas podem estar corretas, isso vai depender do contexto que ela está empregada.
Quando a usamos como um advérbio de intensidade, a palavra meio não deve concordar no feminino. Por exemplo: Minha amiga estava meio cansada hoje. Nesse caso a palavra não flexiona, pois ela assumiu o sentido de “um pouco” ou de “mais ou menos”. Veja outro exemplo:
Fiquei meio nervosa para fazer a prova(Nesse caso o sentido é da intensidade que ela ficou nervosa, por isso deve ser usada a palavra “meio”)
Já quando utilizamos como um numeral ou adjetivo, a palavra meio pode ser flexionada no feminino. Por exemplo: Agora é meio-dia e meia (hora). Nessa frase ela pode concordar em gênero porque a palavra assumiu o sentido de “metade”. Entendeu? Veja outro exemplo:
Bebi uma garrafa e meia de água durante o vestibular (Nessa frase o sentido é de metade, por isso deve ser usada a palavra “meia” )
Portanto, lembre-se: ficou em dúvida? Não tem problema. É só dar uma olhada na frase, ver qual função a palavra assume e substituir pelo sinônimo.
Se na frase couber o termo “um pouco”, a palavra meia está proibida. Porém, se o sinônimo for “metade”, você pode usar, está liberado!
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…
Descubra tudo sobre os testes de habilidade específica e como se destacar! Se você está…
A Universidade Estadual de Campinas, mais conhecida como Unicamp, é uma das instituições de ensino…
Quem está começando a se aventurar no mundo dos concursos públicos ou já é concurseiro…
O Natal é uma época mágica: luzes piscando, árvores decoradas, crianças esperançosas e o bom…