Veja se mexer é com “CH” ou com “X”!
A escrita correta deste verbo é “mexer”, com o uso do X. É comum as pessoas confundirem essa palavra, pois algumas vezes, a consoante X pode assumir o valor do dígrafo CH — tanto no início quanto no fim das palavras, tal como ocorre no verbo em análise.
O verbo “mexer” tem origem na palavra em latim miscere e significa movimento, o ato de revolver o conteúdo de algo, rebolar o corpo.
Porém, ele também pode ter uma interpretação distinta, não implicando necessariamente em uma ação física, mas também referir-se a ações intelectuais como: provocar, brincar, paquerar, de causar sensações de alegria ou tristeza.
Para evitar confusão na grafia, existem algumas regras gramaticais que estabelecem em quais hipóteses devemos empregar o X ou o CH. No que diz respeito à palavra “mexer”, por exemplo, aplica-se a regra que obriga o uso do X após a sílaba inicial “me” — mexer; mexilhão; mexicano; mexeriqueira.
Além disso, o X normalmente é utilizado:
Entretanto, é importante saber que algumas palavras comportam exceções. Pela regra, determinadas palavras deveriam ser escritas com X, mas por algum motivo é utilizado o CH.
Vejamos alguns exemplos: preencher, guache, anchova, mecha, enchumaçar, dentre outros.
Gostou do post e quer ter acesso a outras informações úteis? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite os exercícios e videoaulas que temos a oferecer!
Já pensou em fazer sua graduação fora do Brasil, mas não sabe como? Nos últimos…
Imagine poder fazer seu curso de Ensino Superior em uma das melhores universidades do nordeste…
Se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode parecer um grande desafio,…
A estratificação social é um fenômeno presente em todas as sociedades e se manifesta de…
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma referência nacional em educação, pesquisa e…
A Literatura de Cordel é uma das manifestações culturais mais ricas e autênticas do Brasil,…