O texto introdutório, que antecede um artigo ou documento, é chamado prólogo. A palavra tem origem no termo grego prólogos, cujo significado é escrita preliminar.
Depois deste prólogo, vamos logo para o post entender como e quando usar o recurso!
Prólogo significa introdução. É nele que o autor do artigo ou trabalho apresenta o tema aos leitores, explica seus objetivos e resume as ideias que serão desenvolvidas na sequência. Sua finalidade é contextualizar o leitor sobre o assunto.
Em teatro grego antigo, o prólogo era uma espécie de monólogo de um dos personagens para a plateia, que antecedia a peça propriamente dita, com a apresentação de elementos importantes para o entendimento do enredo.
Existem várias palavras com o mesmo significado de prólogo que podem ser utilizadas em diferentes contextos:
Ao contrário de prólogo, epílogo é a parte final de um artigo ou trabalho. Em um obra de ficção, por exemplo, epílogo é o capítulo final, no qual o autor descreve o desfecho da história.
Agora que você já entendeu o que é prólogo e epílogo, saiba que essas duas palavras podem ser utilizadas como metáforas, indicando por exemplo o início e o fim de uma determinada ação.
Quer descobrir mais sobre as figuras de linguagem que mais caem nas provas do Enem? Continue a visita em nossa página e aproveite para estudar outros conteúdos da língua portuguesa e testar seus conhecimentos!
Se você está se preparando para o vestibular e pesquisando sobre faculdades, provavelmente já se…
Se você está em busca de uma universidade pública com ensino de qualidade, forte atuação…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) está no seu radar de universidades para tentar uma…
Se você já passou horas estudando e, dias depois, percebeu que esqueceu quase tudo, saiba…
O vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está entre os mais disputados do país.…
Estudar para o Enem e vestibulares exige estratégia, o que também envolve aprender o máximo…